36ª edição do Curso sobre Alergia e Imunologia

Iamspe promove 36ª edição do Curso sobre Alergia e Imunologia

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promoveu na última semana de maio o 36º curso de Alergia e Imunologia. Foi a primeira vez que o evento foi realizado de maneira híbrida, com participantes presentes no auditório do Centro de Integralidade do Iamspe e também on-line, por meio de uma plataforma de educação.

Ao longo dos quatro dias de eventos, com cerca de 40 horas-aula, 70 profissionais, entre palestrantes e moderadores, falaram para os 150 participantes de forma presencial e 480 que assistiram às palestras na plataforma on-line.

No encontro, especialistas puderam debater sobre novas abordagens de tratamentos para reações alérgicas a medicamentos, efeitos alérgicos causados pelo aumento da poluição, asma e rinite, além de erros inatos da imunidade.

Os profissionais de saúde puderam assistir à Dra. Marianna Castells, professora de medicina na Universidade de Harvard, que palestrou sobre reações alérgicas a medicamentos. Médicos e professores de Portugal, integrantes da Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC), participaram do encontro pela plataforma virtual.

“É sempre bom interagir e trocar experiências ao vivo, mas o formato on-line também facilita a difusão de informações científicas, principalmente nas transmissões ao vivo”, explica Dra. Maria Elisa, uma das responsáveis pela realização do evento.

No encontro foram discutidos aspectos importantes sobre o diagnóstico e manejo nos casos de reações alérgicas causadas por medicamentos. “As atualizações sobre as vacinas contra a Covid-19, principalmente a repercussão em idosos, também tiveram destaque importante e enriqueceram a discussão. São temas que devem gerar desdobramentos na prática clínica e pesquisa nestas áreas”, afirma a chefe do serviço de alergia e imunologia do HSPE Dra. Fátima Rodrigues.

 

Governo do Estado de SP