Doação BLH

Banco de Leite Humano do Iamspe precisa de doadoras

O Banco de Leite Humano do Hospital do Servidor Estadual (HSPE), que fornece leite materno aos recém-nascidos de baixo peso e às crianças que a mãe não tem condições de amamentar, está precisando de doações para manter os estoques.

A amamentação é o principal fator de redução da mortalidade na infância e ajuda na recuperação de recém-nascidos prematuros e de baixo peso, internados em unidades de terapia intensiva neonatal.

O leite materno é considerado o alimento mais completo para o bebê, fornecendo aos prematuros o rápido ganho de peso e protegendo de infecções, diarreias e alergias.

Qualquer mulher em fase de amamentação pode ser uma doadora, basta ser saudável e não tomar medicamento contra-indicado para esta fase. O leite pode ser coletado em casa, respeitando as regras de higiene, armazenado em um frasco de vidro com tampa plástica e congelado por até dez dias.

O HSPE recebe doações e realiza coleta externa de vários bairros do Estado. Basta entrar em contato pelo telefone (11) 4573-8172 que a equipe do hospital vai até a residência da possível doadora para entrevista, avaliação e orientações.

Todo leite doado é analisado, passando por testes de qualidade, processado, pasteurizado e só então é ofertado aos bebês prematuros.

Governo do Estado de SP