Amamentação

Agosto Dourado será marcado por ações de incentivo à amamentação no Iamspe

Em comemoração ao Agosto Dourado, mês em que se incentiva o aleitamento materno como único alimento para os bebês até o sexto mês de vida pelo menos, o Banco de Leite Humano do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) programou diversas ações envolvendo as mães internadas na maternidade e as gestantes do Curso de Preparação ao Parto oferecido no Iamspe.

Neste ano, o destaque da campanha nacional lançada pelo Governo é a importância do amparo de toda a rede de apoio – família, amigos, profissionais de saúde, empresários- aos pais, em especial às mulheres que estão amamentando. 

A equipe do Serviço de Neonatologia, a qual pertence o Banco de Leite, montou dois bonitos painéis com fotos comoventes de mães amamentando seus bebês que estarão expostos no 1º andar do Prédio dos Ambulatórios e no saguão do 4º andar do Hospital. Na manhã do dia 15, a maternidade foi palco de performance da dupla Pílula de Poesias. Um grupo de músicos da Capelania Evangélica fará apresentações na enfermaria em homenagem às mães.

Outra novidade foi o lançamento do Guia de Amamentação bem sucedida, que ocorreu no dia 16 de agosto durante aula do Curso de Preparação ao Parto. O guia foi elaborado para esclarecer dúvidas e orientar as mães sobre as dificuldades no ato de amamentar, posições que facilitam o bebê a mamar, coleta de leite para armazenamento e outras informações. Nesse dia, as futuras mamães também visitam a maternidade do hospital. 

A programação inclui ainda uma palestra sobre amamentação que será ministrada pela enfermeira do Banco de leite Adriana Moreira, pela nutricionista do Lactário Flávia Bispo e pela doula e naturóloga Dvya Prem. O evento acontece das 9h45 às 11h do dia 21 de agosto no Prédio Integralidade, que fica na Av. Ibirapuera, 1215.  

 Importância da amamentação

A campanha é realizada estrategicamente em agosto quando há um decréscimo das doações de leite humano pelo período de férias escolares e clima frio. Neste ano, o Banco de Leite do HSPE registrou queda de 36% de doadoras e redução de 27% na coleta domiciliar de leite humano na comparação dos meses de junho e julho de 2018 e 2019.

Governo do Estado de SP