Pesquisa fisio

Pesquisa de fisioterapeutas do Iamspe sobre idosos é publicada em revista da Associação de Fisioterapia da Austrália

Uma pesquisa desenvolvida por profissionais do HSPE que serve de alerta para que idosos se mantenham em atividade durante a internação foi publicada no “Journal of Physioterapy”, da Associação de Fisioterapia da Austrália, a mais importante revista da área no mundo. A pesquisa foi  realizada junto a pacientes dos  serviços de Clínica Médica e Pneumologia do Hospital do Servidor Público Estadual

O trabalho foi desenvolvido durante oito meses no ano de 2017 com 65 pacientes divididos em dois grupos.  Um deles recebeu a cartilha de orientação sobre permanecer menor tempo no leito, andar pelo corredor, ir ao banheiro e ter maior mobilidade. O outro grupo não recebeu a cartilha e nem orientações.

Os pacientes do grupo que recebeu a cartilha tiveram alta mais rápido, não perderam a capacidade motora e saíram com quadro melhor. No outro grupo, houve cerca de 20% de prejuízo na funcionalidade dos pacientes, além de maior tempo de internação.

O fisioterapeuta do Iamspe Ivens Willians Silva Giacomassi foi o pesquisador responsável pela pesquisa no instituto e pelo conteúdo da cartilha. Ele apresentou o resultado no evento anual do Johns Hopkins Hospital, em Baltimore (EUA), no final de 2018. Depois disso, o artigo foi enviado para os editores da revista australiana e passou por várias fases de avaliação até ser aprovado para publicação.

O profissional explicou que a pesquisa fez parte de uma tese de mestrado da aluna Nayara Alexia Moreno, com orientação de Adriana Claudia Lunardi, ambas da Universidade Cidade de São Paulo (Unicid). Também colaboraram os profissionais Bruno Garcia de Aquino, Isabel Fialho Garcia, Lucas Spadoni Tavares, Larissa Fancielly Costa.

Governo do Estado de SP