A Assistência

 

 

A assistência aos pacientes suspeitos e confirmados Covid-19 no HSPE é baseada em protocolos fundamentados pelas recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e melhores evidências científicas disponíveis.

Os protocolos assistenciais são amplamente divulgados para os profissionais da instituição, por meio de página específica na intranet do Iamspe denominada CORONAVÍRUS – ORIENTAÇÕES e atualizados de acordo com os novos conhecimentos adquiridos.

Foram feitos direcionamentos internos para que intubação, acesso central e cateteres fossem realizados por profissionais agrupados em um Time de Resposta Rápida.

A Covid-19 gera traqueostomias, gastrostomias, síndrome do imobilismo, úlceras por pressão, deficiências, contraturas e deformidades musculoesqueléticas. Assim, todos os pacientes dispõem de atendimento de Fisioterapia Respiratória, Motora, Cuidados de Enfermagem, Terapia Ocupacional, Nutrição e Psicologia de forma apropriada.

Foi criada também uma equipe com psicólogos e médicos paliativistas para manter as famílias informadas sobre os casos internados e determinar medidas apropriadas para aqueles que não apresentavam prognóstico de sobrevida pelas doenças e condições prévias (neoplasias e condições de terminalidade).

Ambulatório

Atendimento ambulatorial reestruturado:
O atendimento aos usuários foi mantido com prioridade aos pacientes oncológicos, gestantes, pós-operatórios, crônicos e encaminhados pelos serviços
­ Criação de Pronto Atendimento de Especialidades com atendimento presencial das 7h às 16h.
­ Pronto Atendimento de ginecologia, obstetrícia, bucomaxilo, otorrinolaringologia, oftalmologia e psiquiatria teve seu atendimento realizado normalmente no período.

Os setores de nefroconservador/hemodiálise, oncologia clinica, hematologia e pré-natal  também tiveram suas atividades mantidas.

Enfermagem ambulatório
• Nos setores cirúrgicos que possuem demanda assistencial para Enfermagem ou setores que possuem procedimentos de enfermagem privativos, os profissionais da Enfermagem permaneceram no setor em quantitativo reduzido.

• Postos de enfermagem centralizados nos andares do ambulatório para referência assistencial.

• Na Unidade de Estomaterapia foi necessário realizar a reorganização de todo o trabalho da Enfermagem (mantendo o apoio nas unidades de internação Covid e não-Covid), com criação do trabalho de Teleconsulta dentro dos próprios recursos da unidade, bem como estruturação da entrega de insumos na Farmácia da Oncologia. Também participaram na Assistência Domiciliar, para avaliação em casos que podiam ser atendidos em domicílio. Somente casos excepcionais foram atendidos presencialmente nos ambulatórios.

• No Banco de Sangue do HSPE foi reestruturado tanto o atendimento no Ambulatório para captação de doadores quanto o apoio diferenciado às áreas Covid, uma vez que a equipe do BS não poderia atender dentro dessas alas. Por isso, foi inciada atividades de apoio para protocolo de conferência dos hemoderivados que essa equipe entrega em lócuo nas alas Covid, por meio do novo protocolo realizado pela Educação Continuada/GEN, juntamente com a equipe de enfermagem do Banco de Sangue do HSPE; que também auxiliou no treinamento às equipes Covid para realização da Hemotransfusão. Nas áreas não-Covid, o Banco de Sangue do HSPE permaneceu com o atendimento inalterado, bem como no PSA.

• No Serviço de Assistência Domiciliar (AD) foi notada a ampliação do número de visitas domiciliares, auxiliando também no monitoramento dos pacientes de alta pós-Covid. Também tiveram a ampliação de visitas o Posto de Vacinas para administração de Pavilizumabe em bebês de alta da Neonatologia/ Obstetrícia em domicílio, bem como a administração de vacinas de crianças do CEAME, com aumento da própria equipe de enfermagem de nosso Posto de Vacinas na AD. A equipe de enfermagem do Ambulatório do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório (DAR) também começou a administrar o medicamento Xolair em domicílio, com auxílio da AD, bem como a Unidade de Estomaterapia.

• Juntamente com a Diretoria do Laboratório foi organizado e iniciado o agendamento específico para coleta de RNI/ pré-Quimioterapia com ação direta nesse agendamento da enfermagem do RNI e do guichê da Central de Quimioterapia. Ainda no Laboratório/ Coleta foi iniciada a coleta específica para pacientes pré-operatórios de PCR swab para Covid-19, sendo direcionado enfermeiro do Ambulatório do período da tarde para cobertura dessa nova agenda; o SEESMT estará direcionando também enfermeiro do próprio SEESMT ao laboratório para início de nova coleta de PCR para profissionais do HSPE.

• Realizando coleta de teste rápido de Covid-19 nos Ambulatórios/PAs das especialidades em postos de referência da enfermagem; posteriormente este fluxo foi mantido somente no PA da Psiquiatria.

Serviço de assistência domiciliar
• Atendimento foi mantido nesse período pandêmico foram avaliados 32 novos paciente, sendo que 25 foram inscritos no atendimento domiciliar.

• Realização de avaliações médicas e de enfermagem, evitando deslocamentos dos pacientes em Assistência Domiciliar ao hospital.

• Monitoramento telefônico dos pacientes, orientando as famílias sobre prevenção, mudanças nas rotinas de cuidados e alertando quanto aos sinais e sintomas da infecção pelo novo coronavírus.

Ampliação do atendimento com apoio a outros serviços:
• Realização das medicações (imunoglobulina - Xolair e Nucala - quinzenalmente) dos pacientes de alto risco (asma grave) do Serviço de DAR.

• Vacinação dos lactentes prematuros e portadores de doenças pulmonares e cardíacas com até 2 anos de idade que recebem imunização passiva usando a imunoglobulina monoclonal para prevenção de infecção pelo vírus sincicial respiratório – VSR (Palivizumabe), mensalmente, além de atualizar a carteira de vacinação com os imunizantes de rotina do calendário.

• Imunização para a gripe e atualização dos cartões vacinais dos pacientes excepcionais e de suas famílias do programa CEAME.

• Campanhas de vacinação contra gripe e pneumonia (PNEUMO – 13) para pacientes em Assistência Domiciliar e familiares, conforme critérios definidos pelo SUS.

• Realização de atendimentos pontuais de troca de sondas de demora, cistostomia, aplicação de zoladex de pacientes com dificuldade de locomoção e coleta de sangue dos pacientes mais debilitados do Serviço de Nefrologia e ambulatório Renal Utra-Conservador.

• Contamos com o apoio do Programa de Enfermagem em Casa (PEC) para antibioticoterapia domiciliar, a primeira dose é feita por nossa equipe e o seguimento com a equipe do PEC, além das infecções tratadas com antibióticos orais.

Ceame
• Bloqueio vacinal de crianças e adolescentes com deficiência realizado em domicílio para preservar o isolamento social e ampliado para todos aqueles com relação social com a criança/adolescente.

• Convênio com AACD para priorizar o molde e a entrega dos equipamentos solicitados pelo HSPE, incluindo a possibilidade da entrega no domicílio do paciente.

Núcleo de atenção ao paciente crônico 

PEC - Programa de Enfermagem em Casa
• Acompanhamento de pacientes com suspeita ou sintomas leve de Covid-19, atendidos pelo Gripário sem necessidade de internação hospitalar com aferição de sinais vitais e orientações sobre cuidados e isolamento domiciliar e encaminhamento ao Pronto-Socorro quando ocorre a piora do quadro.

PGC - Programa de Gerenciamento de Crônicos – Geriatria
• Durante a pandemia, os atendimentos em ambulatório foram cancelados.

• Disponibilização de número de telefone para acompanhamento e monitoramento das necessidades dos pacientes evitando deslocamentos ao hospital.

• Dúvidas sobre condições clínicas e solicitações de receitas são encaminhadas aos geriatras para esclarecimentos e definição de conduta.

Medicina física
• Participação no projeto “Coorte multicêntrica de deficiências e funcionalidade pós Covid-19”, da Sociedade Brasileira de Medicina Física e Reabilitação, que foi um estudo desenvolvido em diversos hospitais do Brasil.

• Criação de ambulatório para atendimento de sequelas funcionais pós Covid-19.

Fisioterapia
• Para enfrentamento da Covid 19 foram traçados planos de contingência que foram instituídos à medida em que a pandemia foi se agravando, bem como escalas específicas para atendimento aos pacientes acometidos pela doença.

• Elaboração de protocolos de procedimentos específicos da Fisioterapia para atendimento a pacientes Covid em enfermarias e UTIs com treinamentos para toda a equipecom ênfase ao uso de EPIs corretamente.

• Participação no Time de Resposta Rápida instituído pelo Comitê de Crise do HSPE.

• Participação no Serviço de Telessaúde criado para a Pandemia com um fisioterapeuta que monitora os pacientes Covid-19 que tem alta hospitalar, orientando a Reabilitação músculo-esquelética e pulmonar.
• Videochamada (em aprimoramento) que será um ganho para o ambulatório futuramente.

• Atendimentos Semanal (média) = 3.604

• Março : 3.522 / Abril : 3.240 / Maio: 3.743 / Junho: 3.912

Serviço de psicologia
• Atendimento de interconsulta psicológica às enfermarias Covid-19. Até julho de 2020 foram realizados 130 atendimentos.

• Acompanhamento de pacientes ambulatoriais via telefone. Até o momento 60 pacientes em atendimento.

Nutrição
• Avaliação dos casos Covid-19 e acompanhamento nutricional rigoroso dos pacientes com restrições alimentares, desde a internação até a alta hospitalar, evitando a desnutrição.

• Pacientes com prescrição de dieta enteral, na hora da alta hospitalar, recebem dieta para continuidade de tratamento em domicílio.

Serviço de fonoaudiologia
Atendimentos ambulatoriais presenciais suspensos nas áreas de terapias individuais e em grupos de voz, motricidade oral, linguagem infantil e triagem fonoaudiológica. Início das propostas de atendimento em telesaúde com preparação da equipe de profissionais.

• Audiologia - Mantido atendimento ambulatorial de emergência, exames solicitados pelo médico plantonista do Serviço de Otorrinolaringologia, no horário das 7h às 16h. Totalizando aproximadamente 20 exames. Teste da Orelhinha – Exame obrigatório a todos os recém-nascidos nas dependências do HSPE (Neonatologia): mantido durante o período de pandemia. Foram realizados aproximadamente 286 exames. Reabertura ambulatorial dos Testes da Orelhinha a partir do mês de julho de 2020 para reavaliação dos recém-nascidos que falharam no teste ao nascimento.

• Atendimento Fonoaudiológico à Beira do Leito – Disfagia: Atendimentos de reabilitação de deglutição e prevenção de broncoaspiração, totalizando 1.472 atendimentos desde o início da pandemia.

• Realizados 499 atendimentos para pacientes com diagnóstico de Covid-19, com enfoque na reabilitação de deglutição, sendo que destes 220 (44%) atendimentos foram em pacientes com alimentação por via oral exclusiva e 279 (56%) para pacientes em uso de sonda nasoenteral (exclusiva ou associada à alimentação por via oral).

• Realizados 973 atendimentos fonoaudiológicos à beira do leito para pacientes em outras enfermarias (não-Covid), solicitados por meio de interconsulta, sendo distribuídos nas seguintes clínicas: 341 na Geriatria; 237 na Neurologia; 138 na Clínica Médica; 19 na Pediatria; 15 na UTI; 223 em outras clínicas.

• Dos 1.472 atendimentos realizados, aproximadamente 13 pacientes eram traqueostomizados, que demandam mais tempo de reabilitação da deglutição e ainda requerem reabilitação da fala. Destes, cinco eram pacientes com diagnóstico de Covid-19, que evoluíram para alta hospitalar recebendo dieta exclusiva por via oral.

Centro obstétrico
• Quarto específico de atendimento às gestantes com suspeita ou confirmação de Covid-19, ambiente isolado para realização de cardiotocografia e/ou para aguardar reavaliação pós-medicação. Caso necessitem de internação são encaminhadas aos leitos de isolamento da Obstetrícia.

• As cesáreas eletivas passaram a seguir o fluxo das internações eletivas e, portanto, a coleta do PCR passou a ser feito previamente à internação. Nos casos de urgência a internação é via PS, com consequente coleta do teste rápido, ao invés do PCR.

• Sala cirúrgica no sexto andar, ala par, para procedimentos cirúrgicos e realização de partos cesáreos e normais nas gestantes suspeitas ou confirmadas de infecção por Covid-19.

• Tornou-se não recomendável a presença do acompanhante em sala de parto para estas pacientes, tendo um termo disponível para assinatura do mesmo caso queira participar do procedimento em sala cirúrgica.

• Procedimentos de pacientes de cesáreas não- Covid-19 realizados no centro cirúrgico na ala ímpar (ala não- Covid-19).

• Toda paciente que internar para parto normal, cesárea ou pré-operatório de cirurgia ginecológica é colhido PCR por meio da coleta ambulatorial do swab orofaríngeo ou pelo enfermeiro do setor quando já internada.

Banco de leite
Durante a pandemia houve diminuição nas atividades do Banco de Leite. Os atendimentos de grupo foram cancelados e as visitas domiciliares permaneceram em uma demanda menor.

Neonatologia
• Alinhamento do fluxo junto à equipe da CCIH para recepção do recém-nascido na Unidade de Neonatologia com Covid-19 ou suspeita.

• Internação do recém-nascido com suspeita de Covid-19 em quarto privativo e exclusivo, acomodando o recém-nascido em incubadora.

Hospital Dia
Definição de novo fluxo para atendimentos de admissão de pacientes pela equipe de enfermagem do HD na sala de pós-alta do primeiro andar, localizada na central de internação para receber os pacientes pré-procedimentos cirúrgicos da oftalmologia de urgência, tais como descolamento de retina, pressão intraocular, perfuração de mácula e nucleação. Estas cirurgias têm ocorrido às segundas, quartas e sextas-feiras no centro cirúrgico do sexto andar, Bloco C – ala não- Covid-19.

Internações eletivas
As internações eletivas, principalmente as cirúrgicas, foram reduzidas em decorrência da reserva de leitos para ocupação dos pacientes com Covid-19, tanto enfermarias como leitos de tratamento intensivo. Os casos oncológicos, urgência e emergência e partos foram mantidos.

Nefrologia
• O setor de Hemodiálise de pacientes crônicos manteve funcionamento normal, pois são pacientes que, embora todos os riscos, não podem ser privados de seu atendimento crônico.

• Houve aumento considerável do número de diálises em pacientes agudos devido à pandemia da Covid-19.
• Realizado ajuste da equipe de enfermagem para atender o aumento da demanda.

• Fluxos específicos para pacientes crônicos e pacientes agudos com suspeita de Covid-19.

• Construção do fluxo de terapia renal substitutiva em pacientes hospitalizados com Covid-19 suspeitos ou confirmados.

• Aquisição de mais uma máquina de diálise para tratamento de pacientes agudos, totalizando oito (8) máquinas.

Serviço de reumatologia
Centro de Infusão: pacientes em uso de medicações imunobiológicos foram orientados a desmarcar no primeiro mês as infusões e depois voltaram ao esquema habitual de atendimento.

Hematologia
Considerando as características das patologias hematológicas, o serviço manteve o atendimento aos pacientes ambulatoriais ou internados, priorizando os onco-hematológicos com doença agressiva, cujo retardo no tratamento quimioterápico comprometeria a evolução de sua patologia de base.

Neste sentido, cada paciente previamente agendado, foi contatado por seu médico assistente e orientado especificamente quanto ao seu comparecimento à instituição para execução ou não de procedimentos como coletas de exames laboratoriais ou de imagem e infusão de quimioterápicos, visando a minimização de riscos.

Protocolos foram ajustados para minimizar imunossupressão e evitar o uso de medicamentos que poderiam potencializar uma eventual tempestade de citocinas caso houvesse infecção pela Covid-19.

Priorizou-se a execução de quimioterapia a nível ambulatorial, evitando-se, assim, internações que invariavelmente exporiam o paciente a maior risco de contágio em ambiente intra-hospitalar.

O atendimento vigilante foi mantido no sentido de diagnosticar precocemente sinais de infecção pela Covid-19 que sem dúvida impactariam de maneira significativa na evolução de pacientes imunodeprimidos por sua patologia de base e pelo tratamento quimioterápico.
Foram avaliadas solicitações de agendamento de consultas novas que chegaram ao serviço via demandas dos próprios pacientes por telefone ou internet e foram executados os atendimentos em que a demora pudesse trazer comprometimento da evolução clínica e resposta terapêutica.

Serviço de endoscopia
Desde o início da pandemia da Covid-19, o Serviço de Endoscopia se adaptou às normas do HSPE e das autoridades sanitárias do estado de São Paulo.
Foi suspenso o atendimento de rotina e mantido o atendimento aos pacientes internados e PS e oncológicos ambulatoriais.

Serviço de medicina nuclear
O serviço manteve o atendimento de rotina aos pacientes que já estavam agendados e manteve atendimento aos pacientes oncológicos e provenientes dos serviços de Radioterapia, Hematologia, Cardiologia, DAR. Apesar de não ser um exame de urgência, foram realizados três (3) exames em pacientes oncológicos positivados para a Covid-19, com todos os cuidados exigidos, como uso correto de EPIs e pessoal do grupo de risco.

Serviço de radioterapia 
• O serviço manteve o atendimento de rotina aos pacientes oncológicos, com atendimento em média de 70 pacientes /dia.

• A média de pacientes tratados no serviço por mês é de 50, mas neste período chegou a 90 pacientes por mês.

• Foi realizado tratamento em apenas um paciente oncológico (com câncer de reto sangrante) positivado para a Covid-19 que estava internado e necessitou realizar uma Radioterapia hemostática de urgência.

Radiologia
• As agendas de exames ambulatoriais de tomografia foram suspensas e o atendimento ficou dedicado para pacientes do Gripário, PS e internados.

• Disponibilidade dos exames e laudos no Telegram para equipe médica, o que permitiu acesso rápido a todos os casos com suspeita ou confirmação de Covid-19.

Serviço de hemoterapia
• Manutenção de todas as atividades do Serviço, inclusive do ambulatório Transfusional. Foi mantido o atendimento aos pacientes crônicos (oncológicos, hematológicos, renais crônicos etc.) e, com isso, impedimos a ida ao PS.

• Medidas (abaixo) para manter o atendimento demandado pelo hospital e sem cancelamento de nenhum procedimento, apesar da queda do nosso estoque a níveis críticos.

• Interação entre o setor de Captação de Doadores de Sangue do Serviço com a Assessoria de Imprensa do Iamspe para divulgação e criação de campanhas de doação de sangue, especialmente a do Junho Vermelho: houve queda de 45% nas doações.

• Intensificação das avaliações hemoterápicas e uso racional dos hemocomponentes: aumentamos a avaliação dos pedidos de transfusão e passamos a atuar de forma a seguir rigorosamente a estratégia transfusional restritiva preconizada na literatura - reduzimos o consumo de CH do HSPE em média de 30% (que de 8 a 53% entre março e julho).

• Avaliação semanal da programação de cirurgias eletivas de grande porte para programação, em conjunto com Hemoterapia, Gerência Cirúrgica e algumas Clínicas Cirúrgicas , da estratégia transfusional.

• Intensificação do apoio pela Fundação Pró-Sangue: avaliação diária do estoque de bolsas do Serviço e solicitação do apoio da Fundação Pró-Sangue para envio de bolsas quando necessário.

• Aumento do apoio HSPE e Colsan para transferência de hemocomponentes baseados na necessidade de cada serviço e prazo de validade das bolsas: recebemos ou distribuímos bolsas próximas do vencimento para uso de acordo com a demanda (foram reduzidos o desprezo de bolsas por validade e foram mantidos o atendimento dos pedidos transfusionais).

Serviço de laboratório clínico:
• A princípio foi suspenso o atendimento da coleta ao público geral, mantendo algumas agendas específicas: gestantes, quimioterapia e RNI.

• Reabertura das agendas do setor de Coleta no mês de junho com apenas 150 vagas por dia, buscando atender às necessidades de nossos clientes e manter o fluxo de pessoas sem causar aglomerações.

• Implantação em 10 de junho de 2020 do teste RT-PCR em nosso Laboratório, com prazo de liberação de um dia útil. Os ganhos com esse novo processo de trabalho foi atender às demandas dos pacientes pré-cirúrgicos eletivos e internados para a evolução mais adequada destes casos frente à pandemia e a colaboração com o Corpo Clínico do HSPE nas coortes dos pacientes internados, oferecendo o teste padrão ouro em tempo menor que o oferecido no mercado atualmente.

• Implantação em 07 de abril de 2020 dos testes rápidos para pesquisa de anticorpos da Covid-19, complementando o diagnóstico clínico e ajudando nos processos de coorte no HSPE.

 

 

Governo do Estado de SP