Ana Maria Ramos

Ana Maria Ramos Otaviano tem 69 anos, é auxiliar de enfermagem há 35 anos, sendo 18 anos no HSPE. Ana Maria conta que foi encaminhada para a UTI logo após receber o resultado da tomografia, que indicou a gravidade do seu caso. Na UTI do HSPE, a auxiliar de enfermagem permaneceu internada por 84 dias (sendo 20 dias intubada). "Eu tive medo de morrer. Era tanta coisa que a gente ouvia dizer [sobre a Covid-19]", relata.

Ana Maria comenta que não se lembra de nada do que aconteceu durante o período em que ficou na intubação, exceto pela lembrança de conversar com alguém da sua família (mais tarde os colegas contaram a ela que a conversa aconteceu via telefone celular). Ana Maria comenta ainda que, já na enfermaria, recebia visitas de vários colegas e isso a confortava.

O auxiliar de enfermagem Jefferson Rodrigues da Silva, 49 anos, relata que foi difícil ver Ana Maria naquele estado, sem forças. Segundo ele, a colega de profissão é sempre muito sorridente, transmite luz e faz a diferença por onde passa. Emocionada, a enfermeira Sandra Bomfim da Cruz, 44 anos, relata ter sentido tristeza e medo ao saber da notícia da internação de Ana Maria. "Eu percebia que em alguns dias ela piorava e isso me dava medo de perdê-la", comenta.

#PraCegoVer: Na imagem, duas mulheres e um homem. À esquerda, a enfermeira Sandra, vestida com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé e olha para a pessoa ao lado. Ao centro, a auxiliar de enfermagem Ana Maria, vestida com camisa, calça jeans e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está sentada. À direita, o auxiliar de enfermagem Jefferson, vestido com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé e olha para a pessoa ao lado.

Governo do Estado de SP