Aparecida Vicentim

Aparecida Helena Vicentim, 66 anos, é enfermeira há 42 anos. Cida, como gosta de ser chamada, soube da sua internação e, segundo ela, ficou um tanto aliviada porque achava que era o melhor a ser feito. Para ela, ser cuidada pelos colegas do HSPE era como se estivesse em sua casa. "Ali eu sabia que eles iriam descobrir o que eu tinha e tratar de mim", conta (Aparecida foi diagnosticada com um problema no cardíaco no mesmo período). Durante os 17 dias que ficou internada (não precisou de intubação), Cida se lembra da solidariedade dos colegas e conta que foi o que impulsionou a sua recuperação. A enfermeira Heloisa de Goes, 37 anos, foi uma das colegas que Cida teve ao seu lado naquele momento.

"Eu soube que ela estava no pronto-socorro e a minha preocupação era de ver como ela estava e em como eu poderia ajudá-la", conta. Com o passar dos dias, Heloisa incentivou outras colegas de equipe a fazerem uma espécie de plantão para passarem notícias do estado de Cida uma para as outras. Como Heloisa, a enfermeira Luciana Marques, 37 anos, também colaborou cuidando para que Cida fosse internada o mais rápido possível, além de ajudá-la no processo de recuperação. Luciana conta que para transmitir ânimo à colega, dizia para ela que aquele não era o lugar dela e que estava contando os dias para a sua alta. A enfermeira diz se sentir aliviada com a recuperação de Cida e que considera o fato como um milagre. Acrescenta ainda dizendo que a colega é sua inspiração como pessoa e profissional.

#PraCegoVer: Na imagem, três mulheres. À esquerda, a enfermeira Luciana, vestida com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Esta em pé e abraça a pessoa ao lado. Ao centro, a enfermeira Aparecida, vestida com camisa de mangas curtas, calça social e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé. À direita, a enfermeira Heloisa vestida com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé e abraça a pessoa ao lado.

Governo do Estado de SP