Artigo Fisioterapia

Estudo de fisioterapeutas do Iamspe é publicado em revista internacional

Três fisioterapeutas do Iamspe participaram de um estudo inédito de avaliação de pacientes com luxação patelar com o objetivo de se criar protocolos de tratamento específicos para o diagnóstico. O trabalho se transformou em artigo publicado na Revista Clinical Journal of Sport Medicine, canal oficial da Academia Canadense de Esportes e da Associação Americana de Medicina do Esporte.

Lucas Arrebola, Vanessa Arrebola e Pedro Rizzi realizaram o estudo em conjunto com o professor da Unifesp Carlos Eduardo Pinfildi e em colaboração com o pesquisador Toby Smith, da University of Oxford, além da participação de uma aprimoranda da área Fabrícia Ferreira Silva. Este é o sétimo estudo publicado pelo grupo dos fisioterapeutas ortopédicos somente este ano em revistas internacionais indexadas. 

A pesquisa feita durante o ano de 2018 até o início de 2019 com um grupo de 44 adultos jovens e adolescentes com histórico de luxação patelar, além de 44 adultos saudáveis, do ambulatório de Fisioterapia do Iamspe, concluiu que a luxação patelar provoca menor força generalizada dos membros inferiores e menor movimento de tornozelo, o que seria a base da estratégia para o tratamento.

Sob essa perspectiva é possível aplicar técnicas da fisioterapia para a melhoria da qualidade de vida e redução da incidência de cirurgias, o que em contrapartida diminui as complicações ao paciente e o custo hospitalar. 

Governo do Estado de SP