Atividades Ceamas

Eventos marcam início de abril nos Ceamas de São João da Boa Vista, Sorocaba, Prudente e Assis

O combate à hipertensão é uma das ações previstas e acontece na Unesp de Assis no decorrer do mês de abril. A doença não controlada traz consequências graves para a saúde, sobrecarga ao trabalho do coração e alteração dos vasos sanguíneos.

A hipertensão afeta áreas vitais do organismo e pode levar ao acidente vascular cerebral (AVC), ao enfarto do coração, à parada do funcionamento dos rins e à morte.

A triagem de saúde dos servidores e colaboradores poderá ser agendada, conforme programação abaixo. Na ocasião a enfermeira Tatiana Célia Vieira Coelho estará no local para atendimento. Os interessados devem responder antecipadamente ao questionário encaminhado aos servidores.

Tarde 

11/04 – das 13h às 16h – Saleta do RH (ao lado da sala de reuniões) – P III

16/04 – das 13h às 16h – Sala de Reuniões – P III

18/04 – das 13h às 16h – Saleta 10 – P II

Manhã 

23/04 – das 8h às 11h – Sala da Congregação

25/04 – das 8h às 11h – Sala 5 – Biotecnologia

30/04 – das 8h às 11h – Sala da Congregação

Caminhada e palestras  

No dia 1º de abril, o Ceama de São João da Boa Vista promoveu palestra sobre violência de gênero, direitos da mulher e a Lei Maria da Penha para usuários da região.

Em parceria com a Delegacia da Mulher do município, a palestra foi ministrada pelo investigador de Polícia e professor da Faculdade Associadas de Ensino (Unifae), Leandro Narciso Moreira do Carmo.

O profissional discorreu sobre a Lei Maria da Penha, seus agravantes, e os direitos previstos, como a medida protetivaque proíbe o agressor de se aproximar da vítima por no mínimo 100  metros. Segundo ele, 70% dos registros de boletins de ocorrência em São João da Boa Vista são referentes à violência de gênero, percentual maior que os casos de roubos, furtos e apreensão de drogas na cidade.

No dia 4 de abril, foi a vez do Ceama de Presidente Prudente promover uma palestra educativa sobre Epilepsia, aberta aos usuários do Instituto e à população em geral.

A palestrante foi a médica neurologista, Maria Teresa Fernandes Castilho Garcia, que possui doutorado e pós-doutorado em Epileptologia, e pertence ao corpo clínico da Santa Casa de Presidente Prudente.  

O objetivo do evento foi divulgar informações sobre a doença, de forma a colaborar para uma melhor qualidade de vida dos pacientes, bem como de familiares e cuidadores.

No dia 7 de abril, o Ceama de Sorocaba promoveu uma caminhada com usuários idosos em tratamento de doenças crônicas. | A atividade aconteceu em comemoração ao Dia Mundial da Atividade Física.

Acompanhados pela equipe de profissionais de saúde do Ceama, os participantes realizaram alongamento e depois seguiram para uma caminhada por ruas próximas ao Centro de Atendimento. A iniciativa foi mais ação que busca fortalecer a saúde do idoso por meio do Programa de Acolhimento Sob Medida do Iamspe.

 

Governo do Estado de SP