Banco de Leite Humano

Iamspe comemora o dia Mundial da Amamentação em 19 de maio

O Banco de Leite Humano do HSPE homenageará as doadoras de leite que contribuem para a saúde dos recém-nascidos da instituição. O tema da campanha este ano é “Gotas de amor para um mundo melhor”.

Como em 19 de maio é comemorado o “Dia Mundial da Doação de Leite Humano”, a partir desta data a equipe entregará para cada doadora de leite o  Certificado de Doação Voluntária e um brinde com mensagens que destacam o ato de doar.

Até os seis meses de idade os bebês devem ser alimentados somente com leite materno, não precisam de chás, sucos, outros leites, nem mesmo de água. Bebês que são amamentados ficam menos doentes e são mais bem nutridos do que aqueles que ingerem qualquer outro tipo de alimento.

O aleitamento logo após o nascimento reduz a mortalidade infantil e  também é importante para fortalecer o vínculo afetivo entre mãe e filho, além de diminuir as contrações uterinas responsáveis por hemorragias.

Após os seis meses de vida pode ser oferecido outros alimentos ao bebê, mas a amamentação deve continuar até pelo menos o segundo ano de vida ou mais da criança.

A equipe de saúde que acompanha a paciente repassa as informações e orientações necessárias para o aleitamento. Para todas as mães é possível amamentar, com raras exceções. Aquelas que não possuem confiança para amamentar precisam do estímulo e do apoio prático do pai da criança, bem como da família e dos amigos.

Governo do Estado de SP