Brisa Estela

Brisa Estela dos Santos, 43 anos, é enfermeira há 20 anos, sendo 6 anos no HSPE. Brisa ficou internada no Hospital do Servidor Estadual por sete dias (não precisou de intubação) com um quadro respiratório muito grave. “Eu fiquei muito preocupada em não conseguir sair daquele quarto. Estar ali, onde eu costumo passar visita, foi muito impactante para mim”. Nesse período, Brisa conheceu a técnica de enfermagem Maisa Messias dos Santos, 55 anos, e a enfermeira Eleuza Monteiro, 43 anos. “Eu devo minha vida a essas meninas”, conta.

Brisa relata ainda que mesmo por trás da máscara, notava o amor e o cuidado dos colegas de trabalho com ela. Maisa conta que quando viu Brisa pela primeira vez notou que a percebeu muito aflita. “Naquele momento, eu queria que ela [a Brisa] não sentisse medo, mas sim segurança”, comenta. Eleuza conta que se colocava no lugar de Brisa, tentando oferecer a ela o que tinha de melhor para que a colega recuperasse logo. Hoje, depois de recuperada, Brisa passa pelos corredores do quarto onde esteve internada admirando o profissionalismo e o cuidado de Eleuza e Maisa com os demais pacientes.

#PraCegoVer: Na imagem, três mulheres. À esquerda, a auxiliar de enfermagem Maisa, vestida com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé e apoia os ombros na pessoa ao lado. Ao centro, a enfermeira Brisa, vestida com macacão e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está sentada. À direita, a enfermeira Eleuza, vestida com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé e apoia os ombros na pessoa ao lado.

Governo do Estado de SP