Campanha Hepatite C

Hospital do Servidor faz mutirão de testes rápidos de Hepatite C no Julho Amarelo

Unidade tem o maior índice de cura da doença em pacientes idosos do país

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), que faz parte do Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) promove aos seus usuários, de 11 a 27 de julho, uma grande campanha de prevenção para detectar casos de hepatite C por meio de testagem rápida. Os testes acontecerão das 8h às 12h, em diferentes espaços do hospital.

A ação marca a entrada do Iamspe na campa00nha Julho Amarelo, que tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre a Infecção Sexualmente Transmissível (IST), caracterizada por uma inflamação do fígado causada pelo vírus VHC e, transmitida por meio de sangue contaminado.

Na maioria dos casos a hepatite C não apresenta sintomas, por isso, a pessoa infectada acaba se tornando portadora de hepatite crônica. Se não tratada, a doença pode levar à cirrose e até ao câncer de fígado, segundo a gastroenterologista do HSPE, Mônica Viana.

 “Em geral, a maioria dos portadores só percebe que está doente anos após o contato com o vírus, quando apresenta um quadro grave de hepatite crônica com risco de desenvolver complicações, como cirrose, câncer no fígado e insuficiência hepática”, explica.

Tratamento da hepatite C no Iamspe

Nos últimos dois anos, o Iamspe tratou mais de 500 pacientes com hepatite C de diversas faixas etárias, principalmente idosos; com índice de 100% de cura.  Em 2017, 135 idosos entre 70 e 90 anos foram tratados com medicamentos via oral de ponta e nenhum deles apresentou qualquer reação adversa. Atualmente, o HSPE tem o maior índice de cura do país.

A campanha de testagem rápida acontece em três locais do Hospital do Servidor: 11, 12 e 13 de julho no saguão do PS infantil; de 16 a 20 no ambulatório da Hepatologia, no quarto andar; e de 11 a 27 de julho no ambulatório da Geriatria, no primeiro andar.

O Hospital do Servidor Público Estadual fica na Rua Pedro de Toledo, 1.800, Vila Clementino.

 

Governo do Estado de SP