Comitê de Bioética

Comitê de Bioética toma posse no Iamspe com simpósio sobre o tema  

O superintendente do Iamspe, Wilson Pollara, deu posse nesta quarta-feira, dia 13 de novembro, ao recém-formado Comitê de Bioética, iniciativa que viabilizará dentro do Instituto a prática de discussões sobre decisões técnicas e científicas em casos clínicos que necessitam de um olhar diferenciado por envolver a vida humana.

Pollara destacou a responsabilidade acadêmica do Iamspe e ressaltou que  mais que estabelecer protocolos, quem lida com saúde deve ter consciência ética em todos os procedimentos, independentemente de normas. “Temos que criar, desde a residência, a consciência de que é preciso ter a ética dentro de si e presente na nossa atividade profissional.”

O comitê é formado por 30 integrantes, incluindo médicos, profissionais de saúde e representantes das áreas religiosa, jurídica, da administração e da comunidade, o que lhe confere diversidade de opiniões na análise de situações clínicas sem prescindir da humanidade.  

Empossadas respectivamente como presidente e vice-presidente do Comitê, as médicas Regina R. Parizi  Carvalho e Maria Angela de Souza destacaram a importância de se ter um Comitê de Bioética no HSPE. 

A médica Regina Parisi agradeceu ao superintendente a oportunidade de concretizar o projeto que classificou como um marco importante que pode contribuir com as atividades do Iamspe e toda a comunidade. “Residentes e profissionais de saúde terão a partir do próximo ano contato com as questões da bioética na grade de cursos de especialização e aperfeiçoamento.”

Segundo Maria Angela de Souza, que detalhou os nomes que compõem o Comitê aos presentes, a bioética terá ampla abordagem nos próximos simpósios sobre o tema. Veja lista completa aqui 

A diretora do HSPE, Kátia Antunes, destacou que o Comitê é um avanço e suprirá a necessidade hoje existente de se buscar subsídios e discutir temas de bioética na prática médica.  

A Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) recomenda que todos os serviços de saúde possuam um Comitê de Bioética, essencial para viabilizar o compartilhamento dos benefícios de toda pesquisa científica  com a sociedade, inclusive em nível internacional.

Após a posse, o simpósio sobre Bioética e Envelhecimento deu sequência ao evento com a apresentação das experiências de outros comitês do Estado de São Paulo e a discussão do tema ao tratar do envelhecimento. 

Governo do Estado de SP