Passeio Rota das frutas

Crianças da AACC participam do passeio Rota das Frutas do Iamspe

Atividade faz parte do Projeto Vitalidade  

Crianças da Associação de Apoio à Criança com Câncer (AACC) participaram no último dia 13 de março de uma atividade muito especial: o passeio da Rota das Frutas. Com a ajuda da equipe do Projeto Vitalidade, dos jardineiros e de nutricionistas do Iamspe, as crianças percorreram o jardim, conheceram 15 tipos de árvores e aprenderam a importância na alimentação de frutas como goiaba e romã, plantadas na área próxima ao Centro Integralidade.

Foi a primeira atividade do Projeto Vitalidade, proposta que prevê ações de prevenção à doenças e promoção à saúde por meio de diversas atividades, inclusive fora das instalações do Iamspe.

O objetivo desta atividade é fazer com que as crianças se interessem cada vez mais em consumir alimentos saudáveis. As frutas com vitamina A, C, D e E ajudam a evitar o envelhecimento das células, que acontece de forma acelerada no organismo de crianças em tratamento de câncer. “Outras frutas, como a romã, aliviam a náusea, efeito colateral da quimioterapia”, explica a nutricionista do Iamspe Maria Cecília Toledo.

Para a psicóloga Thaís Teixeira, que fez parte da equipe multidisciplinar da AACC que acompanhou as crianças ao Iamspe e incluía também pedagoga e assistente social, as atividades externas são um alívio na rotina de tratamento das crianças. “Elas ficam muito ansiosas para estes passeios, pois é o momento que eles estão livres. Quando voltarem à associação, terão coisas novas para contar às mães,” explica.

No fim do passeio, as crianças comeram salada de frutas, tomaram suco e receberam um livro para colorir com os desenhos das frutas que elas conheceram.