Iamspe comemora Dia da Voz com apresentações de música e palestras

Núcleo de Fonoaudiologia do HSPE  tem programação especial no Dia da Voz

Pacientes, visitantes e funcionários do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) foram surpreendidos na manhã desta terça-feira, 16 de abril, com apresentações musicais para lembrar o Dia Mundial da Voz. As audições ocorreram nos saguões do prédio dos ambulatórios e do HSPE.

A novidade do evento ficou por conta dos cantores: os fonoaudiólogos do Iamspe, Keyla Borges e Jessé Silva. Além de mostrar seus talentos, eles aproveitaram a oportunidade para alertar o público sobre a importância da voz e os cuidados necessários para evitar problemas.

A professora Ieda Martins Santiago, que veio ao hospital como acompanhante de paciente, ficou sabendo sobre o Dia Mundial da Voz quando chegou e parou para ver a dupla que cantava no saguão. “Fiquei emocionada. Que maravilha escutar vozes tão bonitas. Espero que sempre haja iniciativas com esta!”. Ieda lembrou que trouxe sua mãe para passar em consulta na fonoaudiologia há muitos anos e sentiu a dedicação e carinho da equipe naquela época.

O Núcleo de Fonoaudiologia, responsável pela programação do dia, também realizou palestras no Centro Integralidade para explicar como cuidar da voz no dia a dia com iniciativas como beber bastante água para hidratar, comer maça e frutas cítricas, evitar álcool e fumo, manter atividade física e evitar pigarrear, tossir e gritar com frequência. Os fonoaudiólogos também ensinaram exercícios vocais para os usuários.  

Em todos os eventos, foram distribuídos materiais educativos. Duas empresas, a Sabesp e a Fisher, participaram da comemoração, com a doação e distribuição de copos de água e maçãs.

Este ano, a campanha desenvolvida pelo Conselho de Fonoaudiologia de São Paulo, em parceria com a Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia, tem por slogan “Seja Amigo da sua Voz”.

 

 

Governo do Estado de SP