Dia Mundial Sem Tabaco

HSPE disponibiliza cartilha sobre os malefícios do cigarro neste Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio

O Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), por meio do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório (DAR), vai disponibilizar cartilha educativa sobre os malefícios do cigarro no Dia Mundial sem Tabaco, 31 de maio. O conteúdo pode ser retirado por qualquer usuário ou profissional do HSPE na secretaria e no ambulatório do serviço de DAR entre os dias 31 de maio e 10 de junho. O objetivo é incentivar e apoiar as pessoas que desejam parar de fumar.

A pneumologista do HSPE Dra. Maria Vera Oliveira define como necessária a ação porque conscientiza os usuários sobre os malefícios do cigarro à saúde e os benefícios de se parar de fumar. “A pessoa saberá como começar o processo de deixar o cigarro, evitar situações de gatilho e se manter resistente a vontade de fumar. É um auxílio que faz a diferença, principalmente neste momento de instabilidade em que vivemos. A pandemia da Covid-19 e suas incertezas tornam mais difícil à superação do tabagismo”, explica a Dra. Maria Vera, que coordena o Serviço DAR.

Para incentivar outras pessoas a superarem o cigarro, a equipe do Serviço de DAR produz simultaneamente à ação a pesquisa “Conhecimento sobre tabagismo entre funcionários do HSPE”. O objetivo do estudo é conhecer os hábitos relacionados ao tabagismo entre profissionais da saúde. Os trabalhadores que desejarem contribuir na produção da análise podem responder o questionário sobre consumo de tabaco. O documento está na enfermaria do serviço DAR até 31 de maio.

O DIA MUNDIAL SEM TABACO: 31 de maio, data oficializada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 1987. Nesta edição de 2021, o dia tem como tema “Comprometa-se a parar”, campanha que tem como intuito desestimular o uso do tabaco e conscientizar sobre os malefícios dele à saúde.

 

Governo do Estado de SP