Dia Mundial Sem Tabaco

Ação “Troque o Cigarro por Saúde” ocorre no HSPE no Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio

O Iamspe vai realizar a ação “Troque o Cigarro por Saúde” no Dia Mundial Sem Tabaco, 31 de maio. O objetivo é propor aos fumantes a troca do cigarro pelo Kit Fissura com pequenas porções de canela, cravo, castanhas e uvas-passas. O participante também receberá um livreto com orientações para superar a dependência do cigarro. Os itens serão entregues por quatro profissionais do Serviço de Pneumologia que usarão colete amarelo e irão transitar  nos arredores do HSPE entre 10h e 11h.

A ação tem como objetivo ajudar o fumante a diminuir o número de cigarros consumidos. Por isso, o Kit Fissura conta com itens mastigáveis, pois ao manter a boca ocupada, o desejo de fumar se torna menos intenso.

De acordo com a pneumologista do HSPE Dra. Maria Vera Cruz, participar da ação pode ser o primeiro passo para deixar de ser fumante. “Esta é uma abordagem comportamental simples, que pode ser replicada pelo próprio fumante, facilitando o processo de deixar de fumar”, complementa.

CIGARRO NO BRASIL – Segundo dados do Ministério da Saúde de 2021, dos 9,1% dos fumantes no País, 11,8% são homens e 6,7% são mulheres. O vício tem se mostrado mais intenso entre as pessoas da faixa etária de 25 a 34 anos, de acordo com levantamento feito pelo mesmo Instituto no primeiro trimestre de 2022.

O cigarro causa problemas de saúde como pressão alta, aumento da frequência cardíaca, doenças cardiovasculares, respiratórias e tumores malignos.

O consumo do tabaco causa danos à saúde e não existe quantidade segura para o uso.

Governo do Estado de SP