Idesia Rodrigues

Idesia Rodrigues Dias dos Santos, 53 anos, é enfermeira há 28 anos, sendo 18 anos no HSPE. Idesia relata que sentiu medo ao perceber que estava com dificuldade de respirar. Foi quando procurou o HSPE, onde permaneceu internada por sete dias (não precisou de intubação). "Fiquei desesperada, porque eu não conseguia ficar um minuto sem a máscara de oxigênio", conta.

Idesia comenta que sentiu uma ponta de alívio apenas quando os médicos disseram que não seria preciso intubá-la. "O que mais me dava desespero era ser intubada", relata. A enfermeira diz que, ainda no leito do Hospital, ouvia palavras de conforto de seus colegas de profissão, os quais diziam que tudo ficaria bem. Para ela, eles foram essenciais em seu processo de reabilitação.

A técnica de enfermagem Vani Fonseca de Medeiros Martins, 42 anos, relata que ela e toda equipe gerenciada por Idesia se sensibilizaram quando souberem que a chefe havia testado positivo para a Covid-19. "Saber que é uma pessoa que está com você todos os dias, dá um aperto no coração. Ela [Idesia] é como irmã", diz. Vani relembra ainda que visitava a amiga e em alguns desses momentos transmitia a ela palavras de incentivo, além de fazer orações. "Orávamos muito no pé da cama [do hospital] de Idesia e pedindo para que ela se recuperasse logo", finaliza. 

#PraCegoVer: Na imagem, duas mulheres. À esquerda, a enfermeira Idesia, vestida com camisa de mangas curtas, calça jeans e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está sentada. À direita, a técnica de enfermagem Vani, vestida com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé e apoia os ombros na pessoa à frente.

Governo do Estado de SP