Iamspe

Iamspe

Articles

Iamspe lança nova edição de Manual de Prevenção de Quedas

Mudanças simples na rotina são fatores importantes de prevenção, afirmam especialistas


O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) está lançando uma versão atualizada do Manual de Prevenção de Quedas, agora com mais informações para aumentar a segurança e evitar acidentes no dia-a-dia.

Mudanças simples na rotina são fatores importantes de prevenção, como, por exemplo, utilizar tapetes antiderrapantes no banheiro e no restante da casa, sapatos com solado de borracha e manter um abajur ou interruptor de luz ao lado da cama para evitar levantar-se no escuro durante a noite.

Alterações fisiológicas, como diminuição da visão e da audição; doenças como osteoporose e labirintite e questões relacionadas ao ambiente podem colaborar para o aumento no número de quedas.

Segundo especialistas do Iamspe, o risco de quedas aumenta com a idade e quando já ocorreram tombos anteriores, pois, nestes casos, existe a presença de fatores de risco e uma perda da confiança na realização de suas atividades do dia-a-dia.

O Manual de Prevenção de Quedas, elaborado pelo Núcleo de Segurança do Paciente e pelo Programa Integralidade, reúne informações para promover uma maior qualidade de vida ao idoso e está disponível no site do Iamspe: http://www.iamspe.sp.gov.br/index.php/o-iamspe/dados/cartilhas-e-manuais/249-manual-quedas.

Você está aqui: Home