Iamspe

Iamspe premiará iniciativas de promoção da saúde no ambiente profissional

Práticas e projetos inovadores serão avaliados e reconhecidos

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe), autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Gestão Pública, irá premiar iniciativas de servidores estaduais de todos os órgãos do governo paulista na área de promoção da saúde.

O “2º Prêmio Prevenir de Promoção e Proteção à Saúde” reconhece práticas e projetos inovadores que melhorem a qualidade de vida dos servidores públicos estaduais.

O prêmio, que foi criado pelo Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Iamspe (Programa Prevenir), esse ano será regionalizado. O Estado foi dividido de acordo com a cobertura dos Centros de Assistência Médico Ambulatorial (Ceamas) do Iamspe e uma cidade sede em cada uma das 3 regiões receberá o 7º Seminário de Promoção e Proteção à Saúde do Servidor, evento no qual acontece a premiação.

As três sedes são: Presidente Prudente (que engloba todas as cidades atendidas pelos Ceamas de Presidente Prudente, Marília, Bauru, Araçatuba e Assis), Ribeirão Preto (que engloba todas as cidades atendidas pelos Ceamas de Ribeirão Preto, Barretos, Araraquara, Franca e São José do Rio Preto) e São Paulo (que engloba todas as outras cidades do interior mais grande São Paulo e Litoral).

As inscrições para o prêmio já estão abertas, vão até 30 de junho e deverão ser feitas por meio de formulário eletrônico.

Uma comissão julgadora escolherá os 5 melhores projetos em cada uma das regiões. Estes projetos poderão ser expostos em banners e seus autores terão espaço para apresentar a iniciativa durante as plenárias. Os 3 melhores trabalhos serão premiados ao final do evento.

Os regulamentos completos, por região, também podem ser consultados no site do Iamspe.

"A prevenção e promoção da saúde é fundamental para evitar o desenvolvimento de doenças. Por isso esta premiação foi criada, para estimular os servidores de todo o Estado a manter hábitos saudáveis, reconhecendo iniciativas nesse sentido implantadas nos diferentes órgãos da administração estadual", afirma Latif Abrão Junior, superintendente do Iamspe.

Critérios de Avaliação do 2º Prêmio Prevenir

Inovação e Relevância
Nova aplicação/contribuição ao conhecimento existente

Replicabilidade
Capacidade de converter o conhecimento gerado em conhecimento acessível para multiplicá-lo em outras pastas

Originalidade
Prática ou atividade nunca antes desenvolvida no âmbito da administração estadual

Impacto sobre a população
Gerar consequências efetivas para o público beneficiário (o servidor público)

Método utilizado para desenvolvimento e execução do projeto

Programa Prevenir

Iniciado em 1998, o Programa Prevenir é pioneiro no desenvolvimento de ações personalizadas de prevenção e promoção de saúde para servidores públicos estaduais no ambiente de trabalho.

O programa conta com 17 coordenadores nos Ceamas e com mais de 250 interlocutores nas sedes e nas regionais das Secretarias de Estado. O Tribunal de Justiça e a Assembleia Legislativa também participam do Prevenir.

Em 2008, o programa ganhou status de Departamento, sendo então criado o Centro de Promoção e Proteção à Saúde do Iamspe, com ampliação de sua atuação para todos os usuários do Instituto.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Ceamas, e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

Você está aqui: Home