Ceama de Sorocaba participa do Programa Caminhada 24 horas

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Atividade faz parte das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física

O Centro de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceama) de Sorocaba participa dia 13 de abril do Programa Caminhada 24 horas, promovido pela Prefeitura de Sorocaba. O evento terá início às 9h da sexta-feira, com término previsto para as 9h do dia seguinte.

A caminhada faz parte das comemorações do Dia Mundial da Atividade Física (6 de abril). Com acompanhamento de nutricionista, a equipe do Prevenir e pacientes do Programa de Crônicos se integrarão à caminhada. Este é o terceiro ano em que o Ceama participa da atividade.

A caminhada será realizada no Paço Municipal de Sorocaba, na Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes, 3.041- Bairro Boa Vista.

O Ceama está localizado na Avenida Barão de Tatuí, 372 – Jardim Paulistano. Mais informações (15) 3217- 3144.

Atividade física previne doenças

A Organização Mundial de Saúde escolheu a atividade física como tema do Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril, para conscientização sobre a importância do exercício físico para a prevenção de doenças.

Basicamente, existem dois tipos de exercícios físicos: o aeróbico e o anaeróbico. O exercício aeróbico usa o oxigênio para alimentar a atividade como caminhadas, corridas e pedaladas. O anaeróbico fornece oxigênio para trabalhar o músculo.

Segundo o coordenador do Grupo de Medicina do Exercício e do Esporte do Hospital do Servidor Público Estadual, Samir Daher, tanto o exercício aeróbico quanto o anaeróbico são bons para a saúde.

Esses exercícios poupam o coração porque fortalecem os músculos das pernas, beneficiando a circulação de sangue. O coração passa a trabalhar menos para oxigenar o organismo. O músculo condicionado ainda protege as articulações, estimula o equilíbrio e garante autonomia.

“É comprovado cientificamente que a atividade regular pode diminuir o risco de cirurgia do joelho em até 45%, prevenir o desenvolvimento do diabetes em 60% e o infarto agudo do miocárdio em 75%”, explica o especialista.

Ele alerta, porém, que os exercícios devem ser feitos sob supervisão médica no caso de portadores de diabetes, hipertensos, obesos ou pacientes com quadro de osteoartrose, de ansiedade ou estresse.

A atividade física é benéfica em qualquer idade, inclusive acima dos 70 anos. O médico cita pesquisa da conceituada Academia Americana de Medicina do Esporte, segundo a qual a população entre 80 e 90 anos também apresenta resposta rápida e altamente positiva aos programas de condicionamento físico.

Dicas

Faça pelo menos 30 minutos de atividade física por dia. Esse tempo pode ser dividido por duas sessões de 15 minutos ou três de 10 minutos.

Recomenda-se o exercício no mínimo duas e no máximo cinco vezes por semana.

A intensidade deve ser moderada, sem exaustão, e de acordo com a capacidade individual e no horário que pode ser adotado como rotina.

Recomenda-se o uso de roupas confortáveis e calçados adequados para caminhadas e corridas.

A alimentação antes dos exercícios deve ser leve. Evite gorduras e mantenha-se hidratado (a).