Introdução

 

 

O enfrentamento da pandemia da Covid-19, emergência de saúde pública, exigiu dos sistemas de saúde respostas traduzidas em ações que muitas vezes foram planejadas e implantadas simultaneamente.

Alertados pelos fatos e pela literatura sobre a proximidade da pandemia, o HSPE criou um Comitê de Resposta à Covid-19, composto por profissionais de diferentes serviços do hospital, num amplo esforço interdisciplinar com o efetivo comprometimento dos líderes e das equipes, resultando em ações eficazes de combate ao SARS-CoV-2.

Estas ações – referente ao período março-agosto de 2020 - estão descritas neste trabalho, de forma resumida, com base no Relatório de 100 Dias de Enfrentamento à Covid-19 elaborados pelas áreas do HSPE e nas Apresentações dos Serviços feitas no Comitê de Crise Covid-19 do HSPE e disponíveis na intranet do Iamspe.

Considerando-se que a resposta à situação poderia ser comprometida por questões de suprimentos ou força de trabalho, as ações de enfrentamento priorizaram dois aspectos ao lado da adequação da infraestrutura e do desenho dos protocolos de atendimento. Os atendimentos de situações sem gravidade foram progressivamente diminuídos para permitir o isolamento social dos pacientes e a liberação de equipes e infraestrutura para resposta à pandemia.

A força de trabalho foi classificada em Fatores de Risco Positivo e Negativo para gravidade da Covid-19, com o intuito de alocação em áreas destinadas ao atendimento de casos ou suspeitos da Covid-19, potencialmente contaminadas ou limpas.

 

 

Governo do Estado de SP