Praticar exercícios após 60 anos

Praticar exercícios é bom para qualquer idade e mais ainda para quem está acima de 60 anos

Realizar exercícios traz uma série de benefícios para o corpo e para mente. E o hábito deve começar cedo para envelhecer com qualidade. Confira as indicações do serviço de Medicina do Exercício e do Esporte do Iamspe:

Autonomia – Fazer atividade física mantém a saúde dos músculos, que é importante para a realização de atividades rotineiras e evitar quedas. “O idoso consegue se locomover melhor, tem mais equilíbrio e vontade de realizar tarefas do dia a dia”, diz o médico Samir Daher, diretor do serviço de Medicina do Exercício e do Esporte do Iamspe.

Disposição – Com o corpo em movimento, a frequência cardiovascular também é trabalhada e os benefícios diretos são: um sono melhor, mais disposição e diminuição do risco de depressão – muito comum na velhice.

Prevenção de doenças – Se exercitar regularmente previne doenças cardiovasculares, obesidade, osteoporose e retarda o aparecimento de Alzheimer e Parkinson. “Pessoas que têm o hábito de praticar atividade física têm 70% menos risco de desenvolver diabetes, por exemplo”, destaca Samir.

Governo do Estado de SP