Capacitação

 

Informações/ atualização Covid-19
• Intranet e site IAMSPE foram amplamente utilizados para orientações e informações referentes ao SARS-CoV-2 e Covid-19 aos colaboradores e usuários do Iamspe.

• Realizados envios de SMS para orientações de funcionamento ou cuidados de prevenção à Covid-19 para pacientes e funcionários.

• Criação, em março de 2020, de página na intranet denominada CORONAVÍRUS- ORIENTAÇÕES, atualizada continuamente. A seguir a página atualizada em 20/10/20.

EPIs
• Treinamentos para todos os colaboradores do HSPE, pela CCIH, Educação Continuada e multiplicadores dasdiferentes áreas do hospital:
– Uso correto de EPIs
– Paramentação e Desparamentação

• Estes treinamentos foram realizados inicialmente, de forma geral, e reforçados de acordo com as necessidades dos profissionais, com esclarecimento de dúvidas e atualizações frente ao cenário da pandemia.

• A CCIH manteve vigilância contínua ao cumprimento dos protocolos de segurança dos profissionais e pacientes / usuários.

Enfermagem/ educação continuada
• Os treinamentos previamente programados foram suspensos e todos os esforços do grupo se voltaram a treinamentos de funcionários para atender a demanda da Covid-19. Foi necessário, cada vez mais, se antecipar às demandas de acordo com a necessidade do cenário com o foco na segurança dos clientes internos, externos, usuários de uma forma geral e nossos colaboradores da linha de frente.

• O momento exigiu abranger e unir forças não somente da equipe de enfermagem, mas com outras categorias que prestam assistência direta e/ou indireta para pacientes, como os serviços de nutrição, fisioterapia, segurança, equipe médica etc.

• Foi desenvolvido um total de 26 temas de treinamento voltados para o cenário da pandemia com foco na assistência direta de pacientes visando a segurança e a qualidade profissional versus paciente.

TEMAS DESENVOLVIDOS DE JANEIRO A JUNHO 2020

Administração de heparina subcutânea e cuidados de enfermagem

Importância da anotação de Enfermagem

Treinamento – Ventilação Mecânica para Enfermeiros

Anotação de Enfermagem

Manuseio correto bomba de infusão Lifemed Smart

Treinamento Admissional

Arrolamento e guarda de pertences

Manuseio correto bomba de infusão Lifemed touch

Treinamento admissional colaboradores externos

Assistência de Enfermagem ao Paciente em Urg e Emergências Mentais

Manuseio correto da máquina de banho - GADE

Treinamento Coleta, Acondicionamento e Transporte de amostras para Covid-19

Capacitação para multiplicadores de técnicas básicas de Enfermagem

Manuseio correto da planilha de agendamento da hemodiálise (sala)

Treinamento Manuseio correto aparelho de eletrocardiograma – Comen

Coleta de Reserva Cirúrgica e hemotransfusão nas áreas Covid-19

Manuseio correto na utilização da lavadora ultrassônica SW3000 WJ

Treinamento Manuseio PAI UTI

Cuidados básicos ao paciente com estomia

Orientação sobre o manuseio correto do glicosímetro onetouch

Fluxo Transfusional

Cuidados Básicos com Ventilação Mecânica

Paramentação e desparamentação

Realização do Balanço Hídrico

Esterilização baixa temperatura V-Pro max

Prona espontâneo para pacientes nas Enfermarias

 

 

Indicadores quantitativos do número de profissionais presentes, hora/homem/treinamento de janeiro a junho de 2020:

Carga Horária Total de Treinamento

Número de Participantes

Média Treinamento Hora/Homem

212

3616

12

 

Treinamentos Específicos Enfermagem

UTI:
• Treinamento elaborado e fornecido pela equipe de enfermagem sobre paramentação, desparamentação e procedimento de realização de prona, atingindo 100% da equipe multiprofissional da UTI.

• Elaboração de Material audiovisual dos procedimentos citados acima e divulgado para as equipes.

• Realização de Treinamento para capacitação dos profissionais contratados com foco no atendimento em terapia intensiva em todos os turnos de trabalho, fornecidos pela equipe Iamspe.

Ambulatório/SADT:
• Antes da efetivação das transferências dos profissionais, as lideranças de enfermagem dos Ambulatórios/ SADT realizaram treinamentos de técnicas básicas de enfermagem in loco com nossas equipes, na tentativa de iniciar uma preparação para realocação das mesmas à assistência de Enfermagem nas unidades de internação.

Gripário:
• A equipe foi treinada pela educação continuada e o acompanhamento foi realizado pelas lideranças, com orientações e instruções diárias para a execução dos fluxos, processos de trabalho e precauções, com o objetivo de garantir a qualidade no desempenho da assistência de enfermagem no Gripário.

Hospital Dia:
• A equipe de enfermagem do Hospital Dia recebeu treinamento para atender às demandas geradas pelo fluxo da central de respiradores, que na pandemia teve aumento relevante e de alto impacto na instituição.

Fisioterapia
• Treinamento das equipes do ambulatório para procedimentos específicos das enfermarias e principalmente UTIs. Houve também direcionamento dos profissionais especializados em Fisioterapia Respiratória para atuação direta nos setores mais críticos como Pronto-Socorro, Gripário, UTIs e enfermarias Covid.

• No âmbito multidisciplinar foram feitas reuniões e discussões com demais equipes a fim de aprimorar a assistência aos pacientes, além da elaboração de treinamentos para manuseio e colocação de parâmetros iniciais em ventiladores mecânicos em parceria com a Enfermagem.

Radiologia
• Orientação para todos os colaboradores por meio de vídeos, cartilhas e treinamentos sobre prevenção a contaminação, limpeza dos equipamentos e manuseio dos EPIs.

Engenharia clínica - Central de equipamentos
• Foram feitos diversos treinamentos para as equipes que operam os equipamentos disponibilizados.

Nutrição
• Semanalmente treinamento e reciclagem da rotina de tarefas das copeiras.

Limpeza 
• Treinamento específico dos funcionários para poderem atuar na linha de frente de enfrentamento da pandemia nas UTIs e áreas Covid-19.

Manutenção
• Treinamento realizado pela equipe de CCIH, para as equipes da conservação e MPE para utilizar os EPIs e realizar trabalhos nas áreas Covid.

 

Governo do Estado de SP