Pronto Atendimento exclusivo para pacientes com Sintomas Gripais do HSPE

Pronto Atendimento exclusivo para pacientes com Sintomas Gripais do HSPE

Iniciativa segrega casos com risco de Covid-19 para diminuir as chances de contágio entre os demais pacientes que frequentam o Hospital 

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) abriu em 18 de março de 2020 um novo Pronto Atendimento exclusivo para tratar infecções respiratórias agudas com foco no novo coronavírus, que recebeu o nome Gripário. A medida garante a rápida segregação dos casos de risco de Covid-19, visando diminuir as chances de contaminação entre os demais pacientes que frequentam o Hospital.

Com o novo Pronto Atendimento, servidores e dependentes que apresentam sinais de febre, tosse seca, coriza, espirro e dificuldade para respirar são direcionados para rápida classificação de risco e atendimento individualizado em salas privativas. Neste modelo de atendimento imediato, os casos graves são direcionados para internação com a equipe médica de Moléstias Infecciosas (MI) da unidade.

O Pronto Atendimento Gripário está localizado no acesso da Rua Pedro de Toledo, 1800, no bairro Vila Clementino (SP), e conta com seis salas de avaliação de risco, oito para consultas, além de local para coleta de exames, raios-X e ala de medicação. Os profissionais foram treinados para o atendimento do coronavírus.

Toda rede de retaguarda Hospitalar foi organizada para garantir leitos de enfermaria, isolamento e exames de tomografia. A unidade separou leitos de UTI, com possibilidade de ampliação, de acordo com a demanda. A iniciativa reforça as ações do Governo do Estado de São Paulo no combate à pandemia mundial.

“Redesenhamos nosso Pronto Atendimento como uma rápida resposta ao enfrentamento da epidemia do coronavírus. Implementamos um modelo inovador para acolher pacientes idosos que representam cerca de 40% dos servidores atendidos pelo sistema Iamspe, além dos demais grupos de risco como gestantes, cardíacos, hipertensos, entre outros. Acreditamos que essa iniciativa contribua para a redução da transmissão deste novo vírus”, afirma o superintendente do Iamspe, Dr. Wilson Pollara.

Governo do Estado de SP