Reconhecimento profissional

 Diretor do Serviço de Neurocirurgia do HSPE é eleito vice-presidente da Federação Mundial de Sociedades Neurocirúrgicas 

O diretor do Serviço de Neurocirurgia do Hospital do Servidor Público Estadual, Doutor José Marcus Rotta, foi eleito vice-presidente da Federação Mundial de Sociedades Neurocirúrgicas (WFNS), biênio 2019-2021. A eleição ocorreu no dia 11 de setembro durante o Congresso Mundial de Neurocirurgia realizado em Beijing, na China.

Fundada em 1955, a WFNS é uma organização profissional, científica e não governamental cujo objetivo é promover a melhoria global no atendimento neurocirúrgico prestado aos pacientes. A entidade trabalha em conjunto com sociedades-membro para melhorar o atendimento neurocirúrgico, o treinamento e a pesquisa em todo o mundo.

A Federação é composta por 130 sociedades membros, composta por cinco associações continentais, 119 sociedades neurocirúrgicas nacionais e 6 sociedades afiliadas, representando mais de 30.000 neurocirurgiões em todo o mundo.

Atualmente, o doutor José Marcus Rotta  é presidente do Conselho Deliberativo da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia, cargo que ocupará até final de 2020.  O médico foi presidente da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia no biênio 2010-2012 e presidente da Federação Latino Americana de Sociedades de Neurocirurgia no período de 2016 a 2018.