Residência Médica

Iamspe dá boas-vindas aos novos médicos residentes

Eles foram aprovados no último concurso realizado pelo Iamspe no final 2018

O Iamspe acolheu nesta quarta-feira, dia 11 de abril, uma nova turma de médicos residentes que irão ocupar 250 vagas distribuídas entre 51 especialidades do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), sempre sob a supervisão de preceptores e médicos assistentes.  Todos foram aprovados no concurso realizado em 2018 e que recebeu inscrições de seis mil candidatos.

 Os residentes foram recepcionados no auditório do Centro Integralidade pelo superintendente do Iamspe, Wilson Pollara, pelo presidente da Comissão de Residência Médica (Coreme) do Iamspe, Reginaldo Guedes C. Lopes, pela diretora do Centro de Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa (Cedep), Maria Ângela de Souza, pela diretora do HSPE, Kátia Antunes e pela diretora Clínica do HSPE, Lilia Azi Collet, dentre outros médicos. 

O superintendente do Iamspe enfatizou o privilégio dos residentes em poder completar o ensino básico, frequentar faculdades concorridas e agora um dos melhores programas de residência médica do País. “A escolha da especialidade é importante porque vocês devem estudar profundamente e sempre. Quanto mais estudo, mais qualificação.” Pollara disse ainda que no Iamspe “faremos o máximo para oferecer o melhor ensino a vocês”.

O presidente da Coreme também parabenizou os médicos pela conquista da residência e, após discorrer o sobre o funcionamento do Instituto e o perfil dos pacientes, lhes desejou sucesso na formação profissional e também social, como cidadãos conscientes sobre a questão da saúde. Já a diretora do Cedep, que também é diretora do Serviço de Nutrologia, destacou o orgulho que sente pelo programa de residência do Iamspe. “Espero que aproveitem o aprendizado.”

A diretora do HSPE, Katia Antunes, agradeceu a escolha dos residentes pelo programa do Iamspe lembrando que seja em São Paulo ou em qualquer outro Estado da federação, os residentes sempre levarão consigo o nome da instituição.  Ela destacou a alta qualificação do corpo clínico do hospital e afirmou que o novo grupo de residentes terá a oportunidade de obter conhecimento, mas também atender pacientes exigentes, como servidores da educação e segurança pública.  

A cerimônia contou ainda com diversas palestras cujos temas são importantes para a condução das atividades do médico dentro de um hospital. Representante do Conselho Regional de Medicina (Cremesp), Mario Cezar Pires, que é medico assistente do Serviço de Dermatologia do HSPE, falou sobre ética médica. A médica da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar, do Serviço de Moléstias Infecciosas, Cibele Correa Fonseca trouxe informações de sua área.

O médico do Serviço de Arquivo Médico e Estatística, Paulo Júio Bianquin, discorreu sobre prontuário médico e certidão de óbito. O médico intensivista Alexandre Marini Isola abordou a relação médico/paciente. Ele é gerente do Departamento de Educação Continuada do Imed Group, empresa especializada na prestação de serviços médicos.