Verão pode provocar aumento das crises de asma

Verão pode provocar aumento das crises de asma, alerta Iamspe

Mudanças bruscas de temperatura e esforço físico estão entre as causas

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) faz um alerta para o aumento das crises de asma durante o verão.

A asma é uma doença respiratória que se caracteriza pela inflamação que estreita os brônquios e dificulta a passagem do ar. As crises podem ser induzidas por vários fatores externos como mudanças de temperatura, poluição, fumaça de cigarro, perfumes, produtos de limpeza e também por razões emocionais.

Outros fatores podem agravar a asma como a presença de rinite, obesidade, sinusites de repetição e refluxo gastroesofágico.

No Brasil, cerca de 10% da população, como no mundo todo, são asmáticos.  A doença tem caráter genético e não tem cura, mas as crises podem ser controladas com o uso de medicamentos.  Os tratamentos convencionais incluem broncodilatadores e corticóides inalados, além de evitar a exposição aos alérgenos ambientais.

Pelo seu caráter genético, a asma não tem cura, pode ter início em fases variadas da vida, tem diversas apresentações clínicas e, com o tratamento adequado, os sintomas permanecem controlados na maioria dos casos.

No calor, as crises podem ser mais frequentes devido ao uso do aparelho de ar condicionado nos ambientes, o que provoca as variações de temperatura e aumentam as chances de inflamação dos brônquios. 

“A explicação é que, no calor, muitas vezes, temos diminuição da umidade relativa do ar e maior concentração de poeira e demais poluentes atmosféricos, o que pode causar crises de asma”, afirma a diretora do Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), Maria Vera Castellano.

Segundo a literatura médica, a prática de exercícios físicos induz à asma brônquica, em especial durante as corridas ou esforços vigorosos em ginástica ou até dança. 

“A prática esportiva aumenta a frequência respiratória e isto pode provocar broncoespasmo por esforço-induzido. Como prevenção, é muito importante o uso de broncodilatadores antes dos exercícios”, adverte a médica.

Para evitar as crises, recomenda-se ter os cuidados comuns a qualquer pessoa que pratica ou não atividade física: tomar bastante água para hidratar, evitar exposição ao sol em horários de muito calor e manter alimentação indicada para a estação. 

Usar roupa arejada para fazer exercícios físicos e tomar os medicamentos na quantidade e horário prescritos pelo pneumologista também são dicas a serem seguidas. 

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Estado da Gestão Pública, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.