Você sabe usar, higienizar e transportar máscara de tecido?

O Governo de SP recomendou nesta sexta (24/4) o uso de máscaras pela população nos 645 municípios do estado. A medida atende às recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. “Há alguns municípios em que prefeituras e prefeitos, acertadamente, já promoveram essa recomendação localmente, como fez o prefeito Bruno Covas em São Paulo. Agora estamos estendendo a todos os demais municípios”, pontuou o governador João Doria.

Os cidadãos de todo Estado poderão utilizar máscaras caseiras, confeccionadas com tecido, para atender à nova recomendação do Estado. A utilização da proteção facial, associada à orientação de isolamento social, tem objetivo de reduzir os índices de contaminação da Covid-19 entre a população.

A máscara protege quem a usa e ajuda a impedir a disseminação do coronavírus por pessoas assintomáticas.

Confira como usar, higienizar e transportar a sua máscara de tecido:

• A máscara é de uso individual e não deve ser compartilhada em hipótese alguma.
• Deve ser utilizada sempre que houver necessidade de sair de casa.
• É útil que a pessoa carregue consigo uma máscara de reserva, guardada em sacola plástica e previamente higienizada, para a necessidade de trocá-la após duas horas ou se ficar úmida. Esta mesma sacola servirá para guardar a máscara suja que será trocada.
Higienizar sempre as mãos com água e sabão antes e depois de trocar as máscaras.
Não toque no pano. Retire e coloque tocando as tiras ou os elásticos.
• Não deixe a máscara pendurada no pescoço e não a retire para conversar.
• As máscaras devem ser lavadas com água e sabão, água sanitária ou hipoclorito de sódio. Deixe de molho 20 minutos e coloque para secar ao sol.
• Podem ser passadas com ferro quente.

Proteja-se!