Novembro Azul

*Iamspe instala carreta para realizar exames e rastrear diferentes doenças, principalmente o câncer de próstata*

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) instala a “Carreta da Saúde do Homem” com equipamentos e exames que auxiliam no rastreio de diferentes doenças, inclusive de um dos marcadores que ajudam na detecção do câncer de próstata. O veículo estará estacionado em frente ao Complexo Integralidade, localizado na Av. Ibirapuera, nº 1215. Os atendimentos serão feitos de 25 a 29 de novembro, das 9h às 16h, com e sem agendamento. Reserva de horário pelos telefones: (11) 4573-8188 ou 9271.

Na “Carreta da Saúde do Homem”, é possível fazer exames de sangue para verificar a dosagem da proteína do Antígeno Prostático Específico (PSA) – que pode indicar alterações relacionadas ao câncer de próstata -. Atenção! Esse teste tem critérios de exclusão para a sua realização. Veja todos no fim do texto.

Os usuários também vão poder realizar exames para verificar níveis de colesterol e de glicemia. Importante! Para esse último, deve-se realizar jejum de 12h sem ultrapassar 14h sem se alimentar. Além desses testes, será possível fazer eletrocardiograma e aferir a pressão arterial. É preciso apresentar a carteirinha do Instituto e o documento original com foto.

A expectativa é realizar 750 atendimentos até 29 de novembro.

Os pacientes que tiveram alterações nos exames serão encaminhados para avaliação com médico urologista e cardiologista da rede credenciada ao Iamspe. A partir do atendimento com o especialista, o caso será investigado e, se necessário, será iniciado o tratamento contra a doença.

Durante a ação, o paciente deverá informar o e-mail e o número de telefone para o envio dos resultados dos exames.

 

*Critérios que impedem a realização do exame de PSA*

 

Cirurgia da próstata;
Relação sexual nas últimas 48h;
Andar de moto, bicicleta ou cavalo nas últimas 48h;
Procedimento com sonda uretral ou toque retal nas últimas 72h;
Estudo urodinâmico nos últimos 21 dias;
Ultrassom transretal nos últimos 7 dias;
Cistoscopia nos últimos 5 dias;
Cistoscopia retossigmoidoscopia nos últimos 15 dias;
Biópsia de próstata nos últimos 30 dias.

Governo do Estado de SP