Alergia

Saiba como evitar as alergias mais comuns no verão

Alergias de pele são muito comuns no verão e estão diretamente relacionadas aos hábitos adotados nesta estação marcada por altas temperaturas. Segundo a médica do Serviço de Alergia e Imunologia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Dra. Mara Elisa Bertoco Andrade, os três tipos de alergia mais diagnosticadas nesta época do ano são dermatite atópica, dermatite de contato e urticária. 

Segundo a especialista, a dermatite atópica tem como causa o próprio suor do corpo. Já a dermatite de contato por fotosensibilidade ocorre pelo uso de cosméticos. A urticária é desencadeada pelo consumo de alimentos como nozes e castanhas, que são usadas na preparação de pratos para ceias ou consumidas diretamente. 

 As dermatites são inflamações, lesões vermelhas e podem até apresentar secreção. A urticária é caracterizada por pápulas, que são lesões menores de um centímetro de diâmetro, que trazem mudanças na cor e na textura da pele parecidas com picada de inseto.   

Portadores de alergias devem ficar atentos, mas pessoas de qualquer idade, sexo ou raça também podem ter crises ao se expor aos fatores desencadeantes. “Quem têm ou teve crises de urticária deve evitar os fatores desencadeantes. No caso de dermatites, o melhor é evitar o suor. Outra dica é não usar cosméticos quando houver exposição ao sol”, explica a médica. 

 Segundo a Dra Mara Elisa, a recomendação, caso os sintomas persistam, é procurar um especialista para ter certeza sobre as causas e o tratamento mais adequado. 

Governo do Estado de SP