Junho Laranja

Diagnóstico preciso é fundamental para tratamento de
doenças do sangue, alerta Hematologista do HSPE

No mês Junho Laranja, destaque é para conscientização da população sobre a existência de doenças que afetam o sangue.

Criada em 2011 pelo movimento “Eu sou Sangue”, a campanha Junho Laranja visa alertar a população sobre duas importantes doenças do sangue: anemia e leucemia. Quanto mais cedo forem detectadas e os tratamentos iniciados, maiores as chances de cura ou controle da doença, alerta a diretora do Serviço de Hematologia Clínica do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) Dra. Inara Lucia Arce.

Segundo ela, o sucesso de um tratamento para anemia depende fundamentalmente de um diagnóstico preciso. “O diagnóstico correto garante a suplementação adequada para cada caso de deficiência, que pode ser de ferro ou vitaminas, além de esclarecer e controlar a origem do problema.”

A médica explica que a anemia é a redução dos glóbulos vermelhos, células que transportam o oxigênio dos pulmões para o corpo todo. A principal causa da doença é a falta de ferro, uma condição associada a crianças malnutridas e mulheres em idade reprodutiva devido à perda de sangue pela menstruação.

A deficiência de vitaminas como B12 e ácido fólico também causam anemia e ainda condições crônicas como alcoolismo, infecções e doenças neoplásicas, inclusive a leucemia, diz a médica Inara Lucia Arce.

“As anemias por carência de vitaminas são prevenidas com programas de alimentação adequada para crianças e mulheres em idade fértil, o que inclui políticas sociais e atendimento multidisciplinar”, completa.

Outra doença ligada ao sangue é a leucemia, um tipo de câncer no sangue, em geral causado por mutação genética adquirida por meio de exposição à radiação ionizante, agrotóxicos e outros fatores ambientais.

A leucemia aguda é uma doença muito grave que acomete pessoas de todas as idades e necessita de diagnóstico precoce e pronto atendimento, além de medidas de suporte para transfusão de sangue, controle de infecção com antibióticos e o tratamento quimioterápico específico para cada subtipo.

De acordo com a Dra. Inara, os principais sintomas das leucemias agudas são cansaço, fraqueza, anemia, infecções, febre, sangramentos espontâneos e inchaço das gengivas. Há chance de cura, principalmente em crianças, porém não é possível ignorar a elevada possibilidade de desfechos desfavoráveis.

A leucemia crônica, porém, geralmente evolui de forma menos agressiva e quando indicado pode ser controlada com tratamentos específicos, o que pode proporcionar muitos anos de vida com essa condição.

Governo do Estado de SP