Oficina de sensibilização

Iamspe encerra oficina de sensibilização com mais de 4 mil visitantes  

Ideia foi proporcionar vivência em envelhecimento aos participantes

O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) recebeu mais de 4 mil visitantes em sua “Oficina de Sensibilização para o Envelhecimento”, realizada entre os dias 20 de janeiro e 4 de março.

Durante a oficina, os participantes puderam vivenciar esta fase da vida, através de seis estações montadas pelo Instituto: Dificuldades de locomoção e equilíbrio, Diminuição da capacidade visual e auditiva, Perda de independência e autonomia, Mudança de atitude, Humanização do atendimento e Envelhecimento ativo.

“A oficina foi muito importante para me fazer sentir como é estar do outro lado. A equipe foi muito feliz em utilizar elementos simples para as simulações. Já havia até participado de outras oficinas e palestras sobre o assunto, mas tudo sempre muito técnico. Essa oficina foi importante para nos fazer ver como, muitas vezes, uma tarefa tida como simples pode ser um desafio à pessoa idosa”, afirmou Maria Fernanda Montanino, funcionária do pronto-socorro.

Já a servidora Elizete Monteiro Gerth destacou que a oficina serviu para os funcionários aprenderem a ser mais tolerantes e pacientes.

“Eu acredito que a oficina foi uma importante chamada para a realidade. Ela nos fez ver com outros olhos as situações que os idosos enfrentam no dia a dia. Foi uma oportunidade de sentir na pele, mesmo que por alguns instantes, a dificuldade da pessoa idosa.”

Hospital Amigo do Idoso

Referência no atendimento do Iamspe, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) busca tornar-se a primeira unidade do Estado a possuir o Selo Hospital Amigo do Idoso.

Uma das exigências do Programa São Paulo Amigo do Idoso é que a instituição aprimore seus conceitos e valores para o cuidado da pessoa idosa. No caso do HSPE, 60% dos pacientes internados são idosos.

O programa foi lançado pelo Governo do Estado para identificar as ações que possam priorizar os aspectos de segurança e conforto necessários ao bom atendimento da população acima dos 60 anos em hospitais públicos ou particulares, além de incorporar maior qualidade e eficiência no atendimento aos idosos.

Para o superintendente do Iamspe, Latif Abrão Junior, é importante que os profissionais de saúde compreendam as diferentes maneiras de prestar assistência aos usuários.

“A compreensão que os profissionais de saúde têm, principalmente do público idoso, interfere diretamente na maneira que a assistência é prestada. Sendo assim, é preciso possibilitar que vivenciem esta fase da vida para que a compreendam e possam atender e tratar as condições que afligem a pessoa idosa, estimulando-as e capacitando-as para um envelhecimento ativo e saudável”, explica.

Segundo ele, o percurso que levará a instituição à obtenção do selo trará, a todos os envolvidos, uma excelente oportunidade de aprimoramento dos seus conceitos e valores.

Entre os convidados que participaram da oficina estão o secretário de Planejamento e Gestão, Marcos Monteiro, o presidente do Conselho Estadual do Idoso, Henrique Rubens Jerozolimski, e a membro da Comissão Intersetorial do Programa SP Amigo do Idoso Claudia Fló.

Ações

O HSPE já desenvolve uma série de ações voltadas aos idosos, a exemplo do Programa Integralidade, Programa de Gerenciamento de Pacientes Crônicos, Prevenir Iamspe, Programa de Atenção ao Idoso (PAI) Mario Covas e enfermarias de Cuidados Paliativos e de Geriatria, pioneiras no Brasil.

Entre as ações promovidas pelo Iamspe estão o curso gratuito de cuidador de idosos internados e a vacinação domiciliar.

O Instituto também desenvolve ações preventivas e promocionais de saúde, para complementar o atendimento médico, além de realizar palestras e distribuir materiais informativos, como o Manual de Segurança e Direitos da Pessoa Idosa e o Manual de Prevenção de Quedas da Pessoa Idosa.

Selo

Neste primeiro momento, os hospitais receberam apenas um selo de adesão. Para receber os demais selos (Inicial, Intermediário e Pleno), devem cumprir etapas obrigatórias e eletivas, em conformidade com uma “ficha de ações”.

Após a assinatura do Termo de Adesão, o hospital deverá implantar, no prazo de um ano, as sete ações consideradas obrigatórias para a obtenção do Selo Inicial, entre elas criar um Comitê Gestor Local do Projeto, realizar diagnóstico com os idosos que frequentam o hospital e inserir as ações voltadas ao idoso no planejamento do hospital.

Para a obtenção do Selo Intermediário, a unidade precisa cumprir ações como criar equipe assistencial de referência intra-hospitalar em saúde do idoso, com geriatra e equipe multidisciplinar, e criar condições para o cumprimento legal da presença do acompanhante no hospital.

Já para conquistar o Selo Pleno “Amigo do Idoso”, a unidade deve cumprir a ação obrigatória que é a repetição do diagnóstico com os idosos do hospital, cujo objetivo é medir se houve melhorias na percepção deles em relação às ações implantadas desde a assinatura do Termo de Adesão.

Iamspe

O Iamspe, autarquia vinculada à Secretaria de Planejamento e Gestão, tem hoje uma das maiores redes de atendimento em saúde para funcionários públicos do país.

Além do Hospital do Servidor Público Estadual, na capital paulista, possui 17 postos de atendimento próprios no interior, os Centros de Assistência Médico-Ambulatorial (Ceamas), e disponibiliza assistência em mais de 100 hospitais e 140 laboratórios de análises clínicas e de imagem credenciados pela instituição, beneficiando 1,3 milhão de pessoas em todo o Estado.

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