Aline Barbosa Ortiz, diretora do Núcleo de Enfermagem Covid-19

O maior aprendizado nesse período de pandemia foi praticar a resiliência e poder perceber toda contribuição do trabalho em equipe. Trabalhar na linha de frente está sendo desafiador por se tratar de uma doença nova e desconhecida que envolve tantos fatores como o isolamento, o risco de contágio e morte.

Nosso desafio tem sido transmitir segurança e tranquilidade para as equipes de enfermagem em um cenário nunca antes vivenciado e com tantas incertezas. Nossa rotina mudou muito: o rigor na utilização dos equipamentos de proteção individual (EPIs); atenção às mínimas alterações dos parâmetros vitais dos pacientes, além das adequações nas rotinas para um novo contexto. Tudo para garantir a segurança de todos e das pessoas que cuidamos.