Prancha de Comunicação ilustrada é desenvolvida para melhorar o diálogo de pacientes entubados pela Covid-19

Impedidos de manter comunicação verbal em razão da entubação, pacientes com Covid-19 internados na UTI do Hospital do Servidor Público Estadual ganham uma alternativa para conseguir se expressar

Terapeutas Ocupacionais do Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo (HSPE) desenvolveram uma prancha ilustrada para se comunicar com pacientes entubados e extubados recentemente em decorrência da Covid-19. Impossibilitados de se expressar verbalmente pela obstrução vocal causada pelo uso do respirador mecânico, a metodologia permite o ganho gradual de autonomia no processo de recuperação da saúde.

Luciana Santos Francisco e Tatiana Vieira do Couto, Terapeutas Ocupacionais do Iamspe

Pacientes graves acometidos pelo novo coronavírus permanecem em média até três semanas entubados internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Além de isolados dos familiares, os pacientes sofrem com as limitações causadas pela entubação e sedação. A metodologia com base em Tecnologia Assistiva permite por meio de material ilustrativo expressar suas necessidades básicas como fome, sede, frio, posição no leito, sentimentos ou nível de dor. O material foi confeccionado com páginas plastificadas e permite a fácil higienização e durabilidade.

As especialistas explicam que neste primeiro momento a Prancha de Comunicação será destinada aos pacientes com Covid-19 internados na UTI. O material foi desenvolvido a partir de um projeto elaborado por especialistas da Universidade Federal do Rio de Janeiro e adaptado para o HSPE pelas terapeutas ocupacionais Luciana Santos Francisco, Tatiana Vieira do Couto e Isabelle Fernandes V. Medeiros.

“Essa maneira alternativa de comunicação, quando aceita pelo paciente, gera bem-estar, conforto e benefícios não só físicos como psicológicos para os que estão internados há semanas sem nenhum contato com amigos ou familiares”, enfatiza a terapeuta ocupacional do HSPE Tatiana Couto.

 

 

 

 

Governo do Estado de SP