Equipe

Superintendente do Iamspe: Maria das Graças Bigal Barboza da Silva

Chefe de Gabinete:  Vera Lucia Guerrera

 

Diretoria do Iamspe:

Administração: Paulo Sergio Pedrão

Centro de Desenvolvimento de Ensino e Pesquisa (Cedep): Fabiano Rebouças Ribeiro

Departamento de Convênios e Assistência Médico-Ambulatorial (Decam): Claudio Andraos 

Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE): Marcelo Itiro Takano

Tecnologia da Informação (TI): Ricardo Cezar de Moura Juca 

 

Relação de Diretores de Serviço do HSPE

Alergia e Imunologia

Diretora – Dra. Fátima Rodrigues Fernandes

Trata doenças que afetam o sistema imunológico e provocam forte reação do organismo, como asma, rinite e dermatite. Possui um Setor de Vacinas e oferece aulas de orientação para pessoas alérgicas.

Anatomia Patológica

Diretor – Dra. Lucimara Sonia Vilela

A Anatomia Patológica é um Serviço de apoio para diagnósticos de tumores por meio de biópsias e laudos extraídos de autópsias. Os médicos trabalham na análise de peças cirúrgicas, exames citológicos e necropsias.

Anestesiologia

Diretor – Dr. João Manoel da Silva Junior

É responsável pelos procedimentos anestésicos antes e durante as cirurgias realizadas tanto no centro cirúrgico como a avaliação e liberação dos pacientes no ambulatório de pré-anestésico do HSPE.

Banco de Leite

Instalado no 5º andar do HSPE, o Banco de Leite funciona das 7h às 18h. O setor fornece leite humano aos recém-nascidos de baixo peso ou aqueles que a mãe não tem leite para amamentação. Telefones de contato: (11) 4573-8172/ 4573-8247.

Cardiologia

Diretor – Dr. Ney Valente

Focado no tratamento de doenças coronárias e do sistema circulatório, o Serviço oferece atendimento ambulatorial, emergencial e para pacientes internados, além de realizar os exames complementares da especialidade.

Centro Cirúrgico

Diretor – Dr. João Manoel da Silva Junior

Funcionando em regime de 24 horas interruptas, o centro cirúrgico realiza procedimentos agendados e de emergência. Mensalmente, são, em média, 1.100 cirurgias distribuídas dentre 43 especialidades oferecidas pelo HSPE.

Cirurgia Cardíaca

Diretor – Dr. Enoch Brandão S. Meira

Oferece tratamento cirúrgico para doenças cardíacas que exigem colocação de pontes de safena, correção de valvulopatias, implante de marcapasso e de desfibriladores. Também realiza cirurgias de problemas congênitos.

Cirurgia de Cabeça e Pescoço

Diretor – Dr. Carlos Neutzling Lehn

A especialidade de cirurgia de cabeça e pescoço é responsável pelo tratamento de tumores benignos e malignos da região da face, glândulas salivares, fossas nasais, faringe, laringe, tireóide e tumores do couro cabeludo.

Cirurgia do Aparelho Digestivo e Coloproctologia (Gastrocirurgia)

Diretor – Dr. Rogerio Machado Cury

Realiza procedimentos nos órgãos do aparelho digestivo (esôfago, estômago, pâncreas, fígado, vesícula biliar, intestinos delgado e grosso e reto) atingidos por patologias benignas e malignas. E também cirurgias de baço, hérnias de parede abdominal e obesidade.

Cirurgia Geral e Oncológica

Diretora – Dra. Margareth da Rocha Fernandes Soma

Responsável por cirurgias de pequena, média e alta complexidade que vão desde vesícula, estômago, intestino, fígado, pâncreas, hérnias, hemorróidas, problemas do assoalho pélvico, tireóide até câncer do aparelho digestivo.

Cirurgia Pediátrica

Diretor – Dr. Leonan Tavares Galvão

Realiza cirurgias em crianças desde o período fetal até adolescência. Inclui procedimentos para resolver deformidades congênitas e doenças adquiridas, como apendicite, fimose, hérnia e torção digestiva, além de casos de câncer.

Cirurgia Plástica

Diretor – Dr. José Antonio Cezaretti

O Serviço de Cirurgia Plástica dedica-se às cirurgias corretivas como enxertos, reconstrução mamária e microcirurgia. 

Cirurgia Torácica

Diretor – Dr. Mário Claudio Ghefter

Especialidade médica realiza intervenções cirúrgicas na região torácica atingida por doenças pulmonares. Entre os procedimentos estão correção de estenose traqueal (estreitamento da traquéia).

Cirurgia Vascular

Diretor – Dr. Roberto Sacilotto

Realiza procedimentos terapêuticos endovasculares e exames para estudo de problemas das veias e das artérias dos membros superiores e inferiores, do pescoço, além de exames angiográficos digitais.

Clinica Médica

Diretora – Dra. Roberta Albuquerque Buffone 

Trata clinicamente adultos portadores de doenças em geral e encaminha, caso necessário, o paciente para tratamento específico com profissionais de outras especialidades do HSPE.

Cuidados Paliativos

Diretora – Dra. Sara Krasilcic

A especialidade Cuidados Paliativos investe em abordagens que incluem aspectos sociais, emocionais e espirituais e também oferece tratamentos para melhorar qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças terminais.

Dermatologia

Diretor – Dr. José Alexandre de S. Sittart

Oferece diagnóstico, orientações de prevenção e tratamento de doenças que afetam a pele, mucosas, pelos, cabelos e unhas, como queda de cabelo, micoses, vitiligo e câncer de pele.

Diagnóstico por imagem (Radiologia)

Diretor – Dr. Gladstone Mattar

Com modernos, o Serviço oferece exames de Radiodiagnóstico, Mamografia, Densitometria Óssea, Ultrassonografia, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética e Radiologia Intervencionista Não-Vascular, que são biópsias e Drenagens guiadas por Ultrassonografia, Radioscopia e Tomografia.

Emergência

Diretor – Dr. Antonio Carlos Pereira Lima

Atendimento de urgências e emergências 24 horas por dia adota atendimento prioritário para idosos e segue protocolo de classificação de risco adotada pelo Ministério da Saúde, que prioriza atendimento de pacientes em situação crítica.

Endocrinologia

Diretor – Dr. Evandro Souza Portes

Trata das alterações provocadas pelos hormônios no metabolismo humano. Inclui tratamento de doenças na tireóide, nas glândulas hipófise e adrenais, diabetes mellitus, obesidade, distúrbios no crescimento e osteoporose.

Endoscopia

Diretor – Dr. Eli Kahan Foigel

Com atendimento 24 horas por dia, o Serviço de Endoscopia atende pacientes internados, do ambulatório e do Pronto-Socorro. Realiza exames como endoscopia, colonoscopia   broncoscopia, manometria esofágica e anorretal.

Farmácia

Diretor – Luis Henrique O. Rezende 

A Farmácia é responsável pela distribuição de prescrição médica aos pacientes internados e também pela farmácia ambulatorial do Iamspe que atende, em média, mil usuários por dia e fornece 242 tipos de medicamentos em 324 apresentações, incluindo frascos e comprimidos.

 

Gastroclínica e Hepatologia

Diretora – Dra. Paula Bechara Poletti

Oferece tratamento a pacientes portadores de doenças do aparelho digestivo como queimação no estômago, hérnia umbilical e síndrome do intestino irritável. Inclui a coloproctologia, que cuida de patologias do intestino grosso e a Hepatologia, que trata das doenças do fígado.

Geriatria

Diretor – Dr. Maurício de Miranda Ventura

Oferece acolhimento personalizado ao idoso que inclui tratamento médico e terapias diferenciadas para o segmento, ações de promoção à Saúde e prevenção de doenças além de orientações para cuidadores. 

Ginecologia e Obstetrícia

Diretor – Dr. Reginaldo Guedes C. Lopes

Cuida da saúde da mulher desde a chegada da primeira menstruação até a terceira idade, incluindo gravidez e o período de menopausa. Atua na prevenção e tratamento de doenças relacionadas ao aparelho genital feminino.

Hematologia

Diretora – Dra. Inara Lucia Arce

Trata doenças relacionadas ao sangue como anemias e também linfomas e mielomas. É responsável pelos tratamentos de quimioterapia e encaminhamento de pacientes para transplantes em entidades referenciadas.

Hemoterapia

Diretor – Dr. Fábio Lima Lino

Responsável pela captação e fornecimento de sangue para pacientes do HSPE que passam por cirurgia ou precisam de transfusão, o Serviço de Hemoterapia desenvolve campanhas permanentes de incentivo à doação de sangue.

Infectologia

Diretor – Dr. Augusto Yamaguti

Ministra tratamento para doenças infectocontagiosas provocadas por vírus, bactérias e fungos, incluindo Aids e hepatites. O Serviço coordena o Posto de Vacinação do Iamspe e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar.

Laboratório Clínico

Diretora – Dra. Patricia Mantovani 

Dispondo de equipamentos de alta tecnologia e insumos de qualidade, o Laboratório de Análises Clínicas realiza exames em áreas como Bioquímica de Sangue e Urina, Hematologia, Hormônios, Imunologia, Microbiolologia e Citogenética.

 

Medicina do exercício e do esporte

Diretor – Dr. Samir Salim Daher

Permite o tratamento de doenças relacionadas ao exercício e ao esporte, como lesões no joelho e tornozelo, sem recorrer à cirurgia, independentemente de serem esportistas ou não. No HSPE, a especialidade vem obtendo resultados positivos na recuperação de idosos.

Medicina Física

Diretora – Dra. Margarida Salles C. M. Oliveira

Voltada para a reabilitação, tem como foco o diagnóstico e o tratamento de doenças que prejudicam a autonomia dos pacientes em suas atividades diárias. No HSPE, o serviço também promove a reabilitação de pacientes amputados e atende hemiplégicos, pacientes com lesão medular, entre outros.

Medicina Nuclear (radioisotopia)

Diretor – Dr. Alcides Gallo Junior

Emprega métodos seguros com uso de radiação para fins de diagnóstico e de tratamento, permitindo que o médico tenha acesso a informações que não podem ser obtidas por outros tipos de exames de diagnósticos.

Nefrologia

Diretora – Melissa Fernanda Pinheiro Santos

O Serviço de Nefrologia trata doenças renais e realiza sessões de hemodiálise contínuas ou intermitente em pacientes com quadro agudo ou crônico. Dispõe de um programa de diálise peritoneal automatizada para os casos de internação e acompanha pacientes externos atendidos em ambulatório.

Neonatologia

Diretora – Dra. Helenilce de Paula Fiod Costa

Cuida de recém-nascidos com até 30 dias, prematuros ou não. Adota Programa Canguru que permite, no caso de prematuros, a permanência 24 horas do pai ou mãe no HSPE, o que auxilia a alta. Inclui o Banco de Leite.

Neurocirurgia

Diretor – Dr. José Marcus Rotta

De alta complexidade, a especialidade oferece diagnósticos e tratamentos cirúrgico para doenças ligadas ao sistema nervoso como traumatismo craniano, distúrbio de movimento, epilepsia e doença degenerativa. 

Neurologia Clínica

Diretor – Dra. Sonia Maria Cesar de A. Silva

Realiza atendimento ambulatorial e exames em pacientes vítimas de derrame cerebral ou portadores de doenças ligadas ao sistema nervoso e inclui tratamento de patologias como esclerose múltipla, cefaléias e epilepsias.

Nutrologia

Diretora – Dra. Maria Angela de Souza 

Responsável médico em definir o consumo e a dieta adequada para pacientes internados conforme suas necessidades orgânicas. Objetivo é promover a saúde e evitar doenças decorrentes da falta ou excesso de nutrientes.

Odontologia

Diretor – Dr. Maurício Martins Atihe  

Serviços incluem tratamento, inclusive cirúrgico, de pacientes que sofreram traumas na face ou são portadores de infecções e tumores na boca e mandíbulas.

Oftalmologia

Dr. Alexandre Manetta

Responsável pelo diagnóstico, tratamento e cirurgias de doenças de alta complexidade que afetam a visão como glaucoma, desvio de retina, catarata, retinopatias, vitrectomias e outras doenças do nervo ótico.

Oncologia clínica

Diretor – Dr. Otávio Gampel

Atende pacientes portadores de câncer encaminhados por médicos de 43 especialidades do HSPE. Oferece consultas avaliação da necessidade de tratamento por quimioterapia, hormonoterapia ou imunoterapia.

Ortopedia e Traumatologia

Diretor – Dr. Fernando Gomes Tavares

Com atendimento nas subespecialidades coluna, joelho, mão, pé, quadril, ombro, ortopedia geral, ortopedia pediátrica, trauma e tumor, realiza cirurgias de pequeno, médio e grande porte, além de colocação de próteses e órteses.

Otorrinolaringologia

Diretor – Dr. Fabio Akira Suzuki

O Serviço de Otorrinolaringologia possui atualmente 34 médicos titulares.

O atendimento é prestado no ambulatório do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h. No período noturno, finais de semana e feriados, o atendimento é prestado por um médico plantonista e um médico-residente.

Por ano, os médicos do HSPE nesta especialidade realizam, em média, 50 mil consultas ambulatoriais, 15 mil consultas de pronto-atendimento e 800 internações clínicas-cirúrgicas.

Com o objetivo de prestar um atendimento de qualidade aos pacientes com queixas otorrinolaringológica, o Serviço foi dividido em vários setores: ambulatório geral, Cirurgia Cérvico-Facial, Estomatologia, Estética Fácial, Laringologia, Otologia, Otoneurologia, Rinologia e Ronco e Apneia do Sono,

O programa de residência médica do Serviço de Otorrinolaringologia existe desde 1969.

Na primeira avaliação da qualidade dos serviços de otorrino do Brasil, feita pela ABORL-CCP, o serviço do HSPE recebeu classificação “A”. Na ocasião, foi o único serviço não universitário a obter essa classificação. O serviço se manteve na mesma categoria nas duas reavaliações seguintes, realizadas com intervalos de cinco anos.

A residência médica do HSPE, credenciada no MEC e ABORL-CCF, oferece seis vagas com três anos de duração e atrai grande número de candidatos de todo País.

 

 

Pediatria Clínica

Diretor – Dr. José Roberto Niceto Rezende

Acompanha a criança desde o 31º dia de vida até os 17 anos, 11 meses e 29 dias. Dedica-se à assistência da criança e do adolescente com atendimento ambulatorial, internação, Pronto-Socorro e UTI infantil.

Pneumologia

Diretora – Dra. Silvia Carla Sousa Rodrigues

O Serviço de Doenças do Aparelho Respiratório (Pneumologia) atende pacientes com patologias respiratórias. Oferece exames como Prova de Função Pulmonar, que auxilia no diagnóstico de doença pulmonar.

Psicologia

Diretora – Dra. Kátia Wanderley

Atendimentos ambulatoriais oferecidos para crianças, adolescentes e adultos incluem avaliação psicológica e psicoterapia. Profissionais do Serviço de Psicologia também prestam atendimento a pacientes internados e seus familiares.  

Psiquiatria

Diretora – Dra.  Antonia Elvira Tonus

Oferece diagnóstico e tratamento para doenças marcadas por distúrbios mentais como esquizofrenia, demência, depressão e transtorno bipolar. Pacientes em tratamento recebem atendimento no Hospital-Dia do HSPE.

Radioterapia

Diretora – Maria José Alves

Conta com aparelho de telecobalto e equipamentos de última geração que atuam no combate ao câncer como o acelerador linear. Serviço oferece planejamento tridimensional para tratamento de tumores, garantindo mais segurança ao paciente.

Reumatologia

Diretora – Dra. Rina Dalva Neubarth Giorgi

Trata doenças crônicas que afetam articulações, músculos, ossos, ligamentos e tendões. Entre as doenças reumatológicas mais conhecidas estão a artrite, o lúpus eritematoso, a osteoporose e a dor lombar.

Serviço de Arquivo Médico e Estatística (Same)

Diretora – Marisa Gremen Mimary

Responsável pela guarda e conservação dos prontuários médicos de pacientes atendidos no HSPE, o Same emite laudos médicos e fornece cópias de prontuários e relatórios médicos, mediante necessidade e pedido do paciente. 

Terapia Intensiva Adulto (UTI)

Diretor – Dr. Ederlon Alves de C. Rezende

Com modernos equipamentos de monitoramento de pacientes, a UTI dispõe de boxes individualizados dentro de modernas técnicas de prevenção e controle de infecções hospitalares. Oferece apoio psicológico a paciente e familiares durante o período de internação.

Urologia

Diretor – Dr. Luis Augusto Seabra Rios

Oferece atendimento e tratamento de problemas relacionados às vias urinárias masculina e feminina. Os focos principais são acompanhamento de doenças masculinas, como alteração de próstata, impotência e prevenção de câncer.

Vascular Intervencionista (Hemodinâmica)

Diretor – Dr. George César Ximenes Meireles 

Realiza procedimentos médicos diagnósticos e terapêuticos  por meio de punções arteriais e venosas, na maioria, com anestesia geral. É o caso de cateterismo, angioplastia e hemodinâmica cardíaca.

 

RELAÇÃO DE DIRETORES DOS CEAMAS

Governo do Estado de SP