Oferta de serviços
O Iamspe oferece aos servidores e seus dependentes uma ferramenta que facilita o acesso aos serviços oferecidos.
Para acessar o Portal do Beneficiário clique aqui .
Se você precisa de ajuda para acessar o Portal do Beneficiário clique aqui
Atenção: Mantenha os seus dados e dos seus beneficiários atualizados. Procure o RH do seu órgão.
O recadastramento Iamspe para servidores ativos e aposentados será realizado do dia 1º de setembro a 31 de outubro de 2025.
Em "Perguntas Frequentes" você encontra as respostas das principais dúvidas. Leia mais abaixo!
Todos os servidores públicos ativos e aposentados que contribuem para o Iamspe, independentemente de terem ou não dependentes e agregados.
Exceto os aposentados e pensionistas do SPPrev que farão o recadastramento do Iamspe em outro período a ser divulgado oportunamente.
A resolução SGGD e Iamspe nº 01, publicada em 13/08/25, traz a realação de todos os órgãos cujos servidores devem participar do atual recadastramento.
Atualizar os dados cadastrais do contribuinte, seus dependentes e agregados, se houver, viabilizando a comunicação entre o Iamspe e seus beneficiários. O recadastramento atende a resolução conjunta SGGD e Iamspe nº 01, publicada no Diário Oficial do Estao em 13 de agosto de 2025.
Sim. O recadastramento de dependentes e agregados é obrigatório, mas tem de ser feito pelo titular/contribuinte. Ele será o responsável por inserir, corrigir ou confirmar os dados de todos os seus beneficiários para conseguir finalizar o recadastramento com sucesso.
A prova de vida dos dependentes e agregados é exigida apenas para o titular, se ainda não o fez recentemente.
Para dependentes e agregados não é necessário fazer prova de vida dos dependentes e agregados nesse momento.
O recadastramento deve ser realizado de 1º de setembro a 31 de outubro de 2025, segundo a Resolução Conjunta SGGD e Iamspe nº 01., de 13 de agosto de 2025.
Sim. A resolução SGGD e Iamspe nº 1 estabelece que o recadastramento deve ser feito até o dia 31 de outubro de 2025.
O contribuinte, seus dependentes e agregados ficam inaptos no sistema. Isso significa que assistência médica ficará suspensa até que o recadastramento seja feito. Nesse caso, o RH fará essa regularização do cadastro.
Existem duas opções: pelo aplicativo IamspeDigital (completo e permite fazer prova de vida, se for preciso) e pelo site do Iamspe (parcial porque não permite fazer prova de vida). Vale destacar que o contribuinte deve preencher todas as etapas (blocos de informações) para finalizar o recadastramento com sucesso.
Pelo aplicativo Iamspe Digital é possível realizar todas as etapas do processo, incluindo a Prova de Vida. Já o recadastramento feito pelo site não realiza a Prova de Vida. O contribuinte que optar pelo site e precisar fazer prova de vida terá de, obrigatoriamente, entrar no App Iamspe Digital para efetuar a biometria (reconhecimento facial) e finalizar o recadastramento.
Basta acessar o aplicativo Iamspe Digital no celular, fazer o login na conta Gov.br, visualizar Aceite do Recadastramento Iamspe, clicar em sim e preencher as informações solicitadas.
Quem tem o App Iamspe Digital no celular deve conferir se possui a última atualização que aparece o Recadastramento.
Fique atento para o prazo até 31 de outubro de 2025.
Veja as principais telas clique aqui
Entre na loja de aplicativos do seu celular – Google Play para aparelhos Android e App Store para Iphone -, e baixe o aplicativo Iamspe Digital. Após a instalação ser concluída é só usar.
Importante: o acesso ao aplicativo é feito por meio da conta Gov.br
O seu celular deverá possuir acesso à internet e deverá ser compatível com as versões dos sistemas operacionais Android: 7 e IOS: 15.
Essa informação é encontrada ao acessar o item "configurações" no celular.
Se o recadastramento foi feito no prazo e o usuário aparece como inapto no sistema, isso indica a existência de outros problemas, como por exemplo, pendências financeiras. Entre em contato com o RH de sua unidade que orientará sobre a regularização.
Não. A prova de vida, se necessária, tem de ser feita somente pelo App Iamspe Digital.
Cinco tentativas por dia, durante três dias.
Se apesar das tentativas o titular não conseguir realizar a prova de vida, os servidores ativos ou aposentados devem procurar o RH do seu órgão para ajudar na finalização da biometria.
Importante: o interessado deve apresentar documento válido que contenha o número de CPF e o Holerite.
Verifique se o ambiente que se encontra está iluminado e sem pessoas e objetos ao fundo.
Veja se a posição do rosto está bem encaixada/visível do local indicado. Evite: óculos, óculos de sol ou qualquer outra coisa que cubra o seu rosto.
Corrija os dados incorretos e depois salve o arquivo. A única exceção será para dados divergentes de documentação. Nesse caso o sistema orientará para fazer a atualização junto ao órgão responsável.
Sim. O sistema gravará as informações já digitadas e permitirá que retorne para finalização do recadastramento. Só fique atento à data final do recadastramento em 31 de outubro de 2025.