Idoso X frio

Baixas temperaturas exigem cuidados com os idosos   

A queda acentuada da temperatura pode ser um incômodo para muita gente, mas é prejudicial especialmente para a saúde dos idosos. “Quando a temperatura cai, a atenção à saúde dessas pessoas deve ser redobrada. Eles correm um maior risco de problemas de saúde e lesões relacionadas ao clima, incluindo hipotermia, queimaduras na pele e quedas”, afirma o diretor do Serviço de Geriatria do Iamspe Maurício Ventura.   

É importante para o idoso, e aqueles que cuidam deles, tomarem certas precauções com a baixa temperatura, que este ano já começou,  e que pode ser duradoura, já que o inverno ainda chegará em junho.  

Entre os principais riscos aos idosos causados pelas baixas temperaturas estão: hipotermia (queda da temperatura corporal), imobilidade (ausência de movimentação), infecções (gripe e pneumonia) e dores crônicas (aumento das dores crônicas como artrites e artroses).  

A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai a menos de 36,8 graus. Abaixo de 29 graus existe o risco eminente de morte. Por isso, é essencial o idoso se manter bem alimentado e agasalhado.   

“Manter o idoso aquecido vale também para evitar que o frio cause o chamado ‘congelamento de pés e mãos’ de forma a causar dificuldade de movimentação do idoso. E também evita o aparecimento de dores provocadas pelo resfriamento do corpo.   

 “Os idosos portadores de doenças crônicas como diabetes, enfisema, bronquite, problemas de coração estão mais sujeitos a morte pelo risco de contraírem gripe e pneumonia, por isso a vacinação contra influenza e pneumonia é importante porque diminui o risco das formas graves dessas doenças”, destaca Dr. Maurício.   

Confira dicas para reduzir o impacto do frio na saúde de idosos:   

1. Utilizar roupas e agasalhos adequados para proteção de ambientes ao ar livre e salas frias. Como bonés, toucas, mantas etc;  
2. Tomar bebidas quentes como chás e chocolate, bem como sopas e caldos; 
3. Banhos devem ser rápidos e em temperaturas amenas; 
4. Hidratar a pele com hidratantes para diminuir a sensação de pele seca; 
5. Usar cobertores que retenham calor principalmente no período do sono quando há um declínio da temperatura corporal; 
6. Buscar ajuda médica se o idoso apresentar sintomas de confusão mental e calafrios, ou dificuldades respiratórias;
7. Fazer exercícios de alongamento com orientação de professores de educação física ou fisioterapeutas; 
8. Reposição de vitamina D pela falta de exposição ao sol deve ser orientada por nutricionistas ou médico assistente. Outras fontes para recompor vitamina D são peixes como atum, sardinha e salmão, gema de ovos e bifes de fígado.   

 

 
 

Governo do Estado de SP