Vacinas FA - HPV - Meningite

Vacinas contra febre amarela, HPV e meningite 

O verão é o período do ano de maior risco de transmissão da febre amarela, doença com taxa de letalidade em torno de 40%, segundo o Ministério da Saúde. O perigo é maior nas regiões metropolitanas de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro que concentram grande número de pessoas não vacinadas. O Iamspe oferece a vacina aos seus usuários na dose padrão de 0,5ml.

A imunização contra febre amarela é indicada para pessoas com idades acima de 9 meses até 59 anos. Quem tem mais de 60 anos ou pertencem a grupos de risco devem passar por avaliação médica antes de procurar um posto para se vacinar.  

O grupo de risco inclui mulheres que estão amamentando, pessoas com alergia grave ao ovo, portadores do HIV, pessoas em tratamento de quimioterapia ou radioterapia, além de portadores de doenças autoimunes.

 HPV e Meningite

O Iamspe também oferece a adolescentes vacinas contra o HPV e Meningite C.  

A vacina contra o vírus HPV é recomendada para meninas entre nove e 14 anos e também meninos entre 11 e 14 anos. Ela protege o adolescente contra os tipos de HPV 6, 11, 16 e 18, evitando o câncer de colo do útero e vaginal, câncer vulvar e anal, além da verruga genital. 

A imunização contra Meningite C é indicada para meninas e meninos entre 11 e 14 anos. Esse tipo de meningite bacteriana é grave e pode atingir o sistema nervoso central. 

Quem for se vacinar, deve trazer a carteira do Iamspe, cartão SUS e carteira de vacinas, se tiver. 

O Posto de Vacina do Iamspe funciona das 7h30 às 12h, de segunda a sexta-feira, no 2º andar do Prédio dos Ambulatórios, que fica na Rua Borges Lagoa, 1755, Vila Clementino.  

Governo do Estado de SP