Alimentação no inverno

Especialista do Iamspe ensina a controlar consumo de gorduras no inverno

No inverno, maioria das pessoas muda hábitos alimentares e escolhe comidas mais calóricas, atitude que tem explicação, diz médico nutrólogo do Iamspe  Edvaldo Guimarães Júnior.   

 “No inverno, nosso paladar por comidas com alto teor calórico aumenta e isso tem um motivo. Durante o inverno gastamos mais energia e a gordura é uma grande fonte de energia para manter a temperatura corporal. Os alimentos calóricos são ricos em uma gordura chamada saturada, que não é proibida, pois ao falar de alimentação saudável é aceitável o consumo de 1/3 ou 33% das fontes de gordura vindas de gordura saturada. O problema é quando se consome além desta quantidade porque pode resultar em doenças cardiovasculares, além de aumentar o risco de diabetes”.  

Porém, existem várias as possibilidades de substituição dessas calorias, entre elas os caldos e sopas com a dica valiosa de acrescentar proteínas, por exemplo, frango desfiado. Também é importante sempre usar o azeite de oliva extravirgem, que é uma excelente fonte de ômega 9 e tem efeito protetor do sistema cardiovascular.  

Já no tempo frio o consumo de saladas é menor por não ser um prato quente. Uma dica importante dado pelo dr. Edvaldo é fazer os legumes quentes, grelhados por exemplo. Já as folhas podem ser consumidas com molho para torná-las mais palatáveis. Temperá-las com alimentos que aumentam a sensação de calor também parece ser uma alternativa interessante, como o uso dos mais variados tipos de pimenta ou a utilização de gengibre. Estes alimentos ainda têm função termogênica e ajudam a queimar gordura.  

Em todo o caso o médico destaca que ao consumir alimentos mais calóricos, o aconselhável é evitar exagero e fazer exercício físico para tentar queimar o excesso de calorias ingeridas.  

As frutas seguem o mesmo princípio, algumas podem ser calóricas e devem ser consumidas com moderação. O abacate, por exemplo, é bastante calórico pela sua alta carga de gordura, mas essa gordura é muito saudável para o sistema digestivo e cardiovascular.  

Nesta época do ano é comum o aumento das infecções de via aérea, portanto, é sempre bom manter a imunidade e a Vitamina C é um nutriente crucial para o bom funcionamento desse sistema. A acerola e a laranja são fontes de Vitamina C.  

 O especialista ressalta que a alimentação deve ser balanceada em qualquer estação do ano. “O prato precisa ser naturalmente colorido com boas fontes de proteína, portanto, no inverno não é diferente e está liberada a criatividade para que os pratos fiquem bonitos, nutritivos e palatáveis.” 

  

Governo do Estado de SP