Projeto Vitalidade

Animação marca novo evento do Programa Vitalidade

Atividades incluíram alongamento, jogos de raciocínio rápido
e exercícios com balões 

Aproximadamente 50 pessoas participaram nesta quinta-feira, dia 21 de março, de mais uma atividade diferenciada do Programa Vitalidade, proposta baseada no desenvolvimento de ações de prevenção às doenças e promoção à saúde.

Por duas horas, usuários do Iamspe praticaram alongamentos, participaram de jogos de raciocínio rápido e se divertiram em brincadeiras com balões coloridos, tudo com muita música. “Os balões foram utilizados nos exercícios de respiração e de estímulo ao equilíbrio corporal’’, explica Mario Silveira, um dos responsáveis pelo programa. 

Programada para acontecer no Parque Ibirapuera, por causa da chuva, a atividade que incluía um piquenique com direito a lanche,  teve de ser transferida para o Centro Integralidade.

O evento reuniu integrantes dos grupos de Diabetes, Tabagismo, do Programa de Atendimento ao Grupo de Pacientes Estomizados da Unidade de Estomaterapia e também do Programa de Atenção ao Idoso (PAI). Segundo Mario, praticar atividades físicas com regularidade é importante para a saúde. “As pessoas nem percebem, mas os benefícios são muitos e serão sentidos a longo prazo.”

Uma das animadas do grupo, Alice Fiorentino é professora aposentada e elogiou o evento. “Gostei muito das atividades. Foi um dia diferente para nós.” A professora contou que se recuperou de uma depressão desde que começou a freqüentar o PAI há dois anos. A farmacêutica aposentada Rosa Kizawa também gostou da novidade. “Foi diferente das atividades das quais costumo participar aqui no Iamspe.”

Outro participante do evento, Giudecelle Romeo Gomes, aposentado de 69 anos, contou que foi fumante por 52 anos e parou há quatro. “Quero começar a praticar mais atividades físicas. Por isso, é muito importante termos momentos como este.”

 

Governo do Estado de SP