Dicas Carnaval

Iamspe dá dicas para o folião curtir o carnaval saudável

Carnaval é sinônimo de alegria, festa, movimento e, para muita gente, também de ressaca. Com o nome técnico de veisalgia – que significa mal-estar depois da orgia e dor -, a ressaca é resultado de excessos derivados de desidratação do organismo pelo consumo excessivo de álcool.

Segundo a médica Bruna Savioli, do Serviço de Clínica Médica do Iamspe, foliões que desrespeitam os limites do organismo podem sentir náuseas, vômitos, tontura, cefaléia, fadiga, sede, fraqueza e sensibilidade à luz e a ruídos.

A especialista diz que não existe remédio milagroso para acabar com a ressaca, mas ajuda beber muita água para repor o efeito do álcool, responsável pela perda de líquido do organismo que dá origem à desidratação. “Refrigerantes e bebidas isotônicas não substituem a água”, alerta a médica.

A explicação é rápida.  Refrigerantes são ricos em taurina ou cafeína e podem piorar os sintomas de desidratação. Os energéticos também são prejudiciais porque contêm a substância taurina, que tende a causar arritmias cardíacas em pessoas predispostas a esta alteração do ritmo cardíaco. ‘‘Se a pessoa é saudável, o risco é menor, porém não é desprezível’’, alerta.

A médica orienta o folião a sempre manter uma alimentação leve, mesmo se estiver com mal-estar e dá uma dica: consumir banana e melão ajuda a restabelecer o organismo. Garantir o descanso físico também é muito importante, segundo a médica, porque pode demorar até 12 horas para o corpo metabolizar as toxinas liberadas pelo álcool consumido.

A especialista lembra que a insolação é outro risco para quem gosta de brincar em blocos de rua ou praia e pode ser fatal. Causada pelo excesso de exposição ao sol e ao calor intenso, a insolação ocorre quando a temperatura corporal ultrapassa os 40ºC, a transpiração falha e o corpo não consegue se resfriar. Hidratação, vestimentas adequadas e uso de protetor solar são essenciais como proteção e prevenção.

“Na insolação, os sintomas aparecem aos poucos e incluem cefaléia, tonturas, náuseas, pele quente e seca (às vezes, avermelhada), palpitações, temperatura corporal elevada, alteração visual, fraqueza e confusão. Em casos mais severos ocorrem desmaios, convulsões e pele arroxeada. A recomendação é procurar assistência médica imediata”, conclui a médica.

Dicas para carnaval saudável:

– Uso de protetor solar e chapéus, pode combinar uma fantasia leve com um chapéu bem bonito ou boné.

– Use protetor solar adequado à sua pele no rosto e todas as áreas expostas do corpo.

– Evite exposição ao sol entre 10h e 16h, horário em que os níveis de UVA e UVB são maiores e o risco de queimaduras e câncer de pele aumenta. Não esqueça os óculos de sol.

–  Prefira  alimentos ricos em carboidratos (pão, arroz, batata, mandioca, milho, macarrão), principalmente os integrais, que liberam açúcar no sangue mais lentamente e garantem energia durante todo o dia. Nos intervalos das refeições, prefira alimentos leves, como barras de cereais ou proteínas, mix de castanhas e frutas secas. O ideal é não passar mais de três horas sem comer.

– Aplicar glitter e espuma diretamente na pele pode provocar reações alérgicas importantes. Se perceber irritação, lembre-se de lavar bem a pele. Se não houver melhora, procure o médico.

– Use roupas leves e confortáveis, o tênis é o mais indicado e seguro, pois pode impedir dores em pés, joelhos, quadris e coluna.

– Descanse bastante no dia anterior e no dia posterior ao da folia.

– Use camisinha, pois é o único método anticoncepcional que também evita doenças sexualmente transmissíveis como sífilis, HPV e HIV.

– O corpo tem limites. Aprenda a curtir com moderação e respeitar a sua saúde.

Governo do Estado de SP