Doenças oculares

Abril Marrom: mês de prevenção de doenças oculares e da cegueira

Para alertar a população sobre a saúde dos olhos, foi criada, em 2016, a campanha Abril Marrom, mesmo mês em que se comemora o Dia Nacional do Braille. O objetivo é conscientizar a população sobre diagnóstico precoce, tratamento e reabilitação das doenças que afetam a visão.  

A visão é responsável por 85% da comunicação do indivíduo com o mundo. Existem alterações que podem alterar nossa capacidade de enxergar desde erros de refração mais comuns, como miopia e astigmatismo, até enfermidades que podem levar à cegueira, como catarata e glaucoma.   

O levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia em 2019 estima que o Brasil tenha mais de 1,5 milhão de pessoas cegas, o número inclui não só quem apresenta incapacidade total de visão, mas também pessoas que o prejuízo ocular seja incapacitante para o exercício de tarefas rotineiras.   

“Uma vez detectadas precocemente, as doenças oculares podem ser tratadas para evitar perdas irreversíveis da visão. O risco de cegueira cresce em função da idade e chega a ser de 15 a 30 vezes maior em pessoas com mais de 80 anos do que na população com até 40 anos de idade”, esclarece o oftalmologista do Iamspe e presidente do Centro de Estudos Oftalmológicos do Hospital do Servidor Público Estadual. Dr. Pedro Durães Serracarbassa. 

Doenças oculares que podem levar à cegueira:

Catarata: ocorre devido ao envelhecimento do cristalino, uma lente natural do olho, que começa e se tornar opaca a partir dos 40 anos. Com o passar do tempo, ele fica mais fino, perde elasticidade e compromete o foco e forma uma espécie de mancha esbranquiçada no olho. Esse problema é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, segundo o Ministério da Saúde, e pode ser revertido com cirurgia.

Glaucoma: um aumento da pressão dentro do olho pode causar lesão do nervo óptico e levar à perda progressiva do campo visual. Geralmente, não há sintomas iniciais, porque o prejuízo ocorre aos poucos e afeta primeiro a visão periférica. A doença também está relacionada ao envelhecimento e o tratamento inclui colírios para diminuir a pressão intraocular e evitar a perda total de visão, mas não há cura dos sintomas.

Retinopatia diabética: os níveis descontrolados de glicemia em quem tem diabete provocam alteração na rede vascular da retina, camada localizada no fundo do globo ocular, e compromete a função de reconhecer e interpretar imagens. A visão embaçada pode ser um dos primeiros sinais e a melhor forma de preveni-la é fazer exames regulares. Além disso, segundo a Sociedade Brasileira de Diabete, pessoas com diabete têm 40% mais chance de desenvolver glaucoma e 60% de desenvolver a catarata.

Degeneração macular relacionada à idade: reduzida à sigla DMRI, é uma das principais causas de cegueira no mundo e atinge pessoas acima de 55 anos. Ela também afeta a retina na parte central, e pode ocorrer de duas formas: inicial, quando o paciente percebe diminuição de contraste e dificuldade para ler e escrever; e avançada, quando as imagens ficam mais embaçadas. Segundo o Ministério da Saúde, é indicada a mudança de hábitos, como não fumar, se proteger do sol e manter uma dieta balanceada com complementação vitamínica.

Prevenção de doenças oculares:

O médico Pedro Durães Serracarbassa alerta que a maioria das causas de cegueira pode ser evitada e é recomendável que as pessoas se consultem com um oftalmologista regularmente, ao menos uma vez por ano. Caso haja histórico familiar de doença ocular ou já tenha algum problema, recomenda-se a consulta a cada seis meses.  

O médico ainda dá as seguintes recomendações para evitar as doenças oculares: 

Alimentação: consumir alimentos como cenouras, folhas verdes, ovos, frutas vermelhas e cítricas e peixes ajuda a evitar problemas na visão. Para se beneficiar, mantenha uma alimentação balanceada e adequada à sua rotina, incluindo alguns desses alimentos nas refeições e nos lanches.

Exposição à luz: a constante exposição à luz azul violeta (emitida por TVs, celulares, computadores, tablets e por lâmpadas de LED) pode causar danos irreversíveis aos olhos. Por isso, é importante fazer pausas a cada 30 minutos de exposição.

Controle da diabete: o descontrole da diabete pode causar bloqueio e rompimento do vaso sanguíneo dos olhos, que se não tratada pode causar cegueira. Assim, é muito importante fazer o controle periódico da glicemia e seguir as orientações médicas para evitar danos à visão.

Exposição ao sol: a exposição solar de forma intensa e prolongada pode causar cegueira; por isso, é fundamental que as lentes dos óculos (solares e de grau) tenham proteção contra os raios UV.

Dormir bem: o sono inadequado pode contribuir para a fadiga ocular, causando irritação nos olhos, dificuldade para focalizar, secura ou lágrimas excessivas, visão turva e sensibilidade à luz. Para evitar esses problemas, procure dormir no mínimo sete horas contínuas e em ambiente com nenhuma ou baixa luminosidade todas as noites.

 

Governo do Estado de SP