Emagrecendo de forma saudável

 

Programa de perda de peso é destaque  do Serviço de Endocrinologia do HSPE

Criado para ajudar quem precisa emagrecer, o Programa Peso Saudável é uma iniciativa do Serviço de Endocrinologia que foge do tradicional modelo restrito a dieta, exercício e remédio.

Implantado no HSPE em 2018, pela doutora Nathália Ferreira Victor dos Santos, o programa, que está na sua 5ª edição, aposta na cumplicidade de pessoas que semanalmente se pesam e, diante do grupo, têm a oportunidade de manifestar suas dificuldades e vitórias sobre a balança.

São pacientes com idades de 18 a 70 anos que conseguem emagrecer em média, de 5% a 6% em três meses, contra uma média de 6% em seis meses em outros países onde o programa existe, explica a médica que trabalha com um grupo de 16 pessoas.

A médica afirma que apesar desta média de redução de peso, em alguns casos o resultado é muito superior, com números de perda de mais de 30 Kg ao fim do acompanhamento de um ano.

Além do acompanhamento semanal, uma das apostas do programa que dura, em média, 12 semanas e prevê acompanhamento médico trimestral dos pacientes até completar um ano, é a abordagem diferenciada de temas que envolvem o emocional, educação em saúde, nutrição, desenvolvimento pessoal, motivação e relacionamentos.

Segundo a médica, a obesidade é uma doença que afeta a bioquímica do organismo. ”Emagrecer é difícil e existe um boicote por parte da vida moderna que exige muito do indivíduo por causa das atividades diárias.”

A médica reconhece que os compromissos com a família e o excesso de tarefas consomem tempo e exigem mais força de vontade para se manter a meta. “O momento mais complicado, porém, é quando o programa acaba. Pode ocorrer ganho de peso ou interrupção do processo de perda. Por isso as reuniões são abertas, para acolher os que precisam da continuidade do apoio em grupo.”

 

Governo do Estado de SP