Estomaterapeutas do HSPE realizam série de lives

Especialistas do HSPE realizam série de lives sobre estomaterapia 

Os encontros serão transmitidos ao vivo pela página oficial do Facebook do Iamspe

Com objetivo de conscientizar a população sobre o Serviço de Estomaterapia, além de tratar de temas pertinentes à área, enfermeiras da unidade de estomaterapia do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) realizam lives educativas sobre a especialidade. Os encontros ao vivo acontecem on-line, por meio da página oficial do Facebook do Iamspe (@iamspesp). Veja o cronograma completo abaixo.

A estomaterapia é a especialidade, exclusiva do enfermeiro (a), que presta assistência a pessoas com estomias, feridas, drenos e incontinências. Profissionais dessa área são os responsáveis por atender pacientes que necessitam de cuidados preventivos, terapêuticos e de reabilitação dentro ou fora dos ambientes hospitalares.

Segundo Pollyanna Carneiro, enfermeira encarregada da Unidade de Estomaterapia do HSPE, “embora a estomaterapia tenha se iniciado com cuidados a pessoas com estomias intestinais e urinárias (procedimentos cirúrgicos para a eliminação das fezes e urina), ela também se relacionam com os aspectos que envolvem eliminações de feridas na pele”.

Sobre o serviço
O Serviço de Estomaterapia do HSPE foi fundado em 19 de dezembro de 2003 e atualmente conta uma equipe formada por seis enfermeiras estomaterapeutas, oito auxiliares de enfermagem e um oficial administrativo.

Pacientes com feridas, estomias e disfunção miccional, que fazem algum tipo de acompanhamento médico no HSPE e, portanto, são encaminhados de outras especialidades para a unidade de estomaterapia, passam a receber atendimento individualizado e especializado com tecnologias adequadas a cada caso.

Aqueles que ficam internados no hospital também recebem o apoio desses profissionais, os quais facilitam a desospitalização do paciente. Dependendo da complexidade clínica, ele pode ainda receber cuidados domiciliares.

Cronograma de lives    
As estomaterapeutas Eliza Hiroto Ariki, fundadora da unidade de estomaterapia no HSPE, e a enfermeira Cintia Hanate dão início à série de lives com o tema: “O que é a Unidade de Estomaterapia do HSPE?” no dia 17 de agosto.

Na terça-feira, 31 de agosto, as enfermeiras Elaine Simone de Barros e Daniela Vanni discutem sobre diferentes estomias e qual a maneira adequada de cuidar de cada uma delas.

Encerrando a programação, no dia 15 de setembro, as enfermeiras Pollyanna Carneiro e Mariana Cortes Pellissari Tanaka debatem sobre os cuidados com a pele, com o tema: “Prevenção de lesões de pele nas diferentes fases da vida”.

Governo do Estado de SP