HSPE - Estrutura e Áreas

 

 

A partir da identificação de pessoas com e sem sintomas gripais, a infraestrutura precisou permitir a manutenção dessa classificação em áreas limpas e potencialmente contaminadas.

O prédio Hospitalar contém o Pronto-Socorro, as Unidades de Internação, as Unidades de Tratamento Intensivo (UTIs) e os Centros Obstétrico e Cirúrgicos. Essas áreas foram fisicamente divididas, por meio de barreiras físicas, em limpas ou sujas, conforme o potencial de contaminação pelo novo coronavírus.

O Pronto-Socorro para atendimento às pessoas com síndrome gripal foi chamado de Gripário. As unidades de internação, UTI, Centro Cirúrgico e Obstétrico, divididas em áreas que ganharam o sufixo "Covid" e áreas "não-Covid" para identificar os procedimentos de segurança a serem adotados pelas equipes.

Todas as equipes interagem de modo a dar suporte a todas as áreas de atendimento a pacientes com Covid-19. Entre os serviços estão: abastecimento de suprimentos, limpeza, segurança, laboratório, unidades de internação, unidades de tratamento intensivo, equipes de atendimento domiciliar, nutrição e dietética. 

Gripário
No dia 18 de março de 2020 foi inaugurado o Gripário com objetivo de realizar o primeiro atendimento hospitalar aos usuários do Iamspe com sintomas respiratórios gripais para investigação de infecção pelo novo coronavírus e obter o desfecho em menor espaço de tempo possível. O objetivo é ofertar atendimento ágil e eficaz aos pacientes por profissionais de enfermagem treinados.

O fluxo de atendimento foi estruturado para garantir a atenção focada ao seguimento de protocolos previamente estabelecidos pela Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e pelo Comitê de Crise Covid-19 do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), pensando na segurança da equipe e atendimento eficaz aos pacientes com fluxo unidirecional.

Pronto-Socorro (PS) geral
Em 17 de julho de 2020 foram iniciadas as atividades de testagem rápida para anticorpos contra o novo coronavírus de todos os pacientes elegíveis para internação no PS geral e assintomáticos. Foram elaborados fluxos de trabalho atendendo às orientações da CCIH de separação e distanciamento dos pacientes testados positivos para Covid-19 no pós-consulta, enfermarias e emergência com determinação de leitos específicos para esta demanda. 

Pronto-Socorro (PS) infantil
Pacientes com suspeita clínica de infecção por COVID-19 passaram a ter atendimento em áreas individualizadas pré-determinadas e sinalizadas. Os setores de triagem passaram a dar prioridade no atendimento aos pacientes com sintomas gripais. 

Ambulatório
• Criação da Central de Abertura de Ficha no térreo do ambulatório, otimizando funcionários e proporcionando melhor controle do fluxo de pacientes nas especialidades.
• Readequação dos locais de atendimento dos serviços médicos e não médicos no ambulatório para otimizar espaço e adequar o fluxo de pessoas.
• Criação de Pronto Atendimento de Especialidades com atendimento presencial das 7h às 16h.
• Criação de um Posto Central de Enfermagem Ambulatorial.
• Adequação das Salas de Espera dos andares.
• Mudança do local de coleta de RNI/Quimioterapia para o prédio do laboratório.
• Os serviços de Pediatria, Neonatologia e Cirurgia Pediátrica localizados no 5º andar foram transferidos para o 2° andar do ambulatório para alojar área administrativa dos serviços que tiveram suas enfermarias transformadas em áreas para atendimento de pacientes Covid-19. 

Unidades de internação/ UTIs
Antes mesmo de receber e internar pacientes acometidos pela Covid19, a administração do HSPE detectou a necessidade de ampliação da área de atendimento para estes pacientes, em UTIs e enfermarias.

UTIs
Havia uma estrutura prévia destinada às UTIs, no bloco C, sendo: oitavo andar, 20 leitos; UTI central, nono andar com 12 leitos para unidade crítica e 14 para semi-intensiva, além de 8 leitos para unidade coronariana no décimo andar.  Foi mantida a UTI central no oitavo andar, com 18 leitos, cedendo os 2 de isolamento para Covid-19. As outras unidades foram integralmente dedicadas à Covid-19, com 26 leitos cada, que somados aos leitos de isolamento totalizaram 54 leitos para atendimento destes pacientes.

No final do mês de maio de 2020, o aumento de casos graves de Covid-19 tornou essa estrutura insuficiente. Então o 11º andar do bloco C, onde funcionava a enfermaria de cardiologia foi incorporado à UTI, atingindo a capacidade de 80 leitos.

Essa estrutura permaneceu até início de julho de 2020, quando pudemos remanejar alguns destes leitos para pacientes contactantes de suspeitos ou diagnosticados com Covid-19, internados em áreas não Covid no hospital, ficando com  54 leitos destinados à UTI Covid até setembro daquele ano.

Foram também destinados leitos pediátricos para atendimento intensivo de crianças, sendo quatro na UTI pediátrica e quatro na neonatologia.

Enfermarias
Os primeiros casos foram internados na enfermaria de Moléstias Infecciosas, infectologia, a partir de 26 de março de 2020, os quais foram rapidamente destinados ao atendimento Covid-19.

Inicialmente, haviam 117 leitos Covid, mas a partir de junho de 2020, para atender à demanda, outros leitos foram incorporados à área covid, chegando a 170 leitos ocupados (final de junho).

Em janeiro de 2020 havia 212 leitos cirúrgicos ativos, 278 clínicos e 26 para isolamento. Em julho, o hospital contava com 84 cirúrgicos e 181 clínicos.         

Os testes rápidos, assim que disponíveis, tornaram-se obrigatórios para pacientes com indicação de internação para evitar eventual disseminação do vírus no ambiente hospitalar. Com resultados mais rápidos dos testes, e diminuição de casos, há melhor aproveitamento de leitos destinados à internação de pacientes procedentes do Pronto-Socorro (PS) para internação geral e que apresentaram IgM positivo, anticorpos para o novo coronavírus, em teste rápido realizado no PS, antes da internação e também eventual contactante de paciente já internado.

Para atender a necessidade de leitos e recursos humanos durante a pandemia, foi necessário implantar remanejamento de leitos e suspensão de internações eletivas, cirúrgicas e clínicas:

• No 12º andar ala A, no qual a Neurocirurgia atendia, passou a realizar serviços: Cardiologia e Nefrologia.
• Foram mantidos Clínica Médica no 11ºA, no setor de Doenças do Aparelho Respiratório (D.A.R) no décimo A, Oncologia e Hematologia no 13ºA,  nono A para Neuroclínica e o oitavo A para Geriatria. Estas áreas também absorveram internações clínicas de outras especialidades.
• Na área cirúrgica foram mantidos o sétimo D para Cirurgia Geral e décimo D para Ortopedia; ambas atendendo também outras especialidades cirúrgicas.
• O atendimento de Ginecologia foi integrado ao de Obstetrícia.
• O Hospital Dia Cirúrgico também foi desativado e neste espaço foi alojada a equipe de anestesistas que compõe o time de resposta rápida.
• Em julho de 2020 foram ativados 12 leitos no nono andar D para atendimento a cirurgias eletivas, mediante protocolo de quarentena prévia e testagem PCR precedendo em 72horas a internação.           

Centro cirúrgico
Tivemos redução significativa no número de salas, sendo que no início da pandemia eram disponibilizadas somente salas para urgência e emergência. Foi estabelecida uma sala em uma ala para  cirurgia Covid-19 (bloco D), que, com o passar dos dias, aumentou para duas salas para atender à demanda, pois os casos de cirurgia relacionadas à Covid-19 aumentaram progressivamente.

Morgue (Necrotério)
Tendo em vista o alto número de casos e a mortalidade pela Covid-19, o espaço do morgue foi readequado para receber um possível incremento do número de óbitos na instituição. Os fluxos foram revistos com ganhos importantes na qualidade dos processos e biossegurança: protocolo de preparação do corpo com higienização e acondicionamento adequado e na origem, e reconhecimento do corpo somente na retirada do mesmo, reduzindo exposição de familiares e funcionários. 

Serviço de radiologia 
Pronto-Socorro (PS):

No Gripário foi disponibilizado um equipamento de raios-X móvel exclusivo na sala destinada ao atendimento de pacientes com suspeita de Covid-19, seguindo protocolos estabelecidos.   

No setor de tomografia foi destinada uma sala de exame com equipamento exclusivo para atendimento a pacientes com suspeita de Covid-19 seguindo protocolo estabelecido conforme orientação da CCIH.

Enfermaria:
Foram realizados exames de raio-X no leito e ultrassom para pacientes das enfermarias e UTI Covid-19, seguindo protocolo de atendimento da CCIH.

O transporte dos pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19 foi realizado pela equipe de Enfermagem da empresa contratada, seguindo protocolo estabelecido.

O agendamento e atendimento dos exames solicitados foram priorizados para pacientes com suspeita ou confirmação de Covid-19, em primeiro lugar os oriundos do Gripário e em segundo pacientes do PS e internados.

Ambulatório:
Devido à demanda de exames oncológicos e de urgência oriunda do atendimento ambulatorial foi liberada abertura de agendas reduzidas, sendo o atendimento realizado sem aglomerações de pessoas. Os serviços foram realizados de modo adequando as agendas com fluxo distinto para atendimento ambulatorial.

Serviço de engenharia clínica
Central de Equipamentos
Equipamentos para Enfermarias e UTIs Covid: monitores, desfibriladores, eletrocardiógrafos, bombas de infusão, oxímetros portáteis, aparelhos de pressão analógicos e digitais e fluxômetros.
• Muitos destes foram fisicamente retirados de unidades como Pronto-Socorro, UTI pediátrica, Hemodiálise e Centro-Cirúrgico e realocados no nono C,  décimo C, 11ºC e 12ºA andares do prédio.
• Montagem de três Centrais de Monitoração.

Controle de substituição e movimentação dos ventiladores Benett em conjunto com a Central de Respiradores e  supervisão da movimentação dos ventiladores de transporte  (Magnamed).

 

 

 

Governo do Estado de SP