Paulo Costa

Paulo Celso Costa, 43 anos, é técnico de enfermagem há 5 anos, todos no HSPE. Paulo ficou 11 dias internado (não precisou de intubação) no HSPE. Teve a doença logo no início da pandemia, em março de 2020, quando os médicos e profissionais da saúde não tinham tanta experiência com o tratamento. Contraiu Covid-19 e H1N1 e ficou muito assustado por ser infectado simultaneamente pelos dois vírus. Lembra que teve muita fé e que a mãe e amigos da igreja ligavam orando e que isso trouxe a ele tranquilidade para se recuperar logo.

Por vezes Paulo implorou aos médicos para não ser intubado. O técnico de enfermagem José Carlos de Souza, 46 anos, estava constantemente perto, mesmo sem estar escalado para cuidar do amigo. Paulo pedia “Carlos vai embora daqui, eu não quero que você pegue essa doença” e o amigo respondeu “Eu não vou sair daqui. Eu quero cuidar de você. Eu vou ficar aqui”. Carlos conta que na época foi uma experiência muito ruim e que não gostaria de passar novamente.

Ele relata que levou o amigo para tomar banho, fez a barba e disse “Vamos meu amigo, vamos tomar banho, fazer a barba e vamos sair dessa”. Quando já estava mais recuperado, Carlos relembra que Paulo estava com muita vontade de comer um croissant e que levou dois escondidos ao amigo. “Eu nunca vi alguém comer um croissant com tanto gosto, mas, de repente, entrou uma médica e o Paulo teve que ficar mudo e só respondia com a cabeça”, contam os dois hoje aos risos mais aliviados. “Seria um grande vazio não tê-lo por perto. É um colega trabalhador. É alguém que quero ter para sempre como amigo”, finaliza.

#PraCegoVer: Na imagem, dois homens. À esquerda, o técnico de enfermagem Paulo, vestido com camiseta de mangas curtas, calça jeans e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé e segura na mão da pessoa ao lado. À direita, o técnico de enfermagem José Carlos, vestido com uniforme hospitalar e uma máscara facial cirúrgica no rosto. Está em pé e segura na mão da pessoa ao lado.

Governo do Estado de SP