Carta de Serviços

    Apresentação

    O Instituto de Assistência Médica ao Servidor Público Estadual (Iamspe) é uma autarquia do Governo do Estado de São Paulo, vinculada à Secretaria de Gestão e Governo Digital, cuja  finalidade é prestar atendimento médico a servidores públicos estaduais, seus dependentes e agregados em todo o Estado.

    Atualmente, a assistência é prestada por meio de rede própria - Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e 17 Centros de Atendimento Médico-Ambulatorial - e credenciada presente em mais de 170 municípios e composta por hospitais, clínicas, laboratórios, além de médicos que atendem em consultórios e clínicas particulares.

    O Iamspe custeia integralmente todos os serviços médicos oferecidos por meio de sua rede credenciada.  O Iamspe também não faz nenhuma cobrança de valores para realização de exames, fornecimento de medicamentos, internações ou qualquer serviço oferecido no Hospital do Servidor Público Estadual. 

    Importante: o Iamspe não prevê a possibilidade de ressarcimento (reembolso) de despesas médicas, obedecendo ao disposto no artigo 11 do Decreto-Lei nº 257/70.

     

    Atendimento na Capital, Grande São Paulo e Baixada Santista

    Os usuários do Iamspe na Capital contam com os serviços oferecidos pelo Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), que fica na rua Pedro de Toledo nº 1800, no bairro da Vila Clementino, além de clínicas e laboratórios credenciados localizados nas quatro regiões da cidade.

    Dentre os serviços oferecidos no complexo hospitalar, estão atendimento de emergência, consultas ambulatoriais,  exames de análises clínicas e de imagem, fisioterapia, quimioterapia . 

    O HSPE também é referência para atendimento de alta complexidade para os usuários de cidades da Grande São Paulo e Baixada Santista.

    Para atendimento na rede credenciada, é imprescindível a apresentação da carteirinha do Iamspe e o documento com foto.  É possível baixar a carteirinha no app Iamspe na loja de aplicativos do seu celular ou emitir pelo site www.iamspe.sp.gov.br na opção Espaço do Usuário/portal do contribuinte/beneficiário.

    O usuário das cidades fora da Capital também dispõem de clínicas, consultórios e laboratórios da rede credenciada nas suas regiões.  Veja aqui a lista com telefones e endereços dos credenciados. A busca pode ser feita por cidade e especialidade. 

    Atendimento no Interior

    O atendimento médico no interior  é feito pela rede própria e credenciada do Iamspe.

    A rede própria é composta pelos 17 Centros de Atendimento Médico Ambulatorial (Ceamas)  presentes nas regiões administrativas de Araçatuba, Araraquara, Assis, Barretos, Bauru, Campinas, Franca, Marilia, Piracicaba, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista,  São José dos Campos, São José do Rio Preto,  Santos,  Sorocaba, Taubaté e Presidente Prudente.

    Além de atendimento em algumas especialidades médicas, os ambulatórios próprios do Iamspe (veja aqui)  oferecem orientações em questões administrativas e realizam campanhas de saúde. 

    A cobertura da rede credenciada no Interior  inclui  hospitais, clínicas, laboratórios de análises clínicas e de imagem, além de  consultórios que atendem com hora marcada, sem custo adicional para o usuário.

    Para atendimento na rede credenciada, é imprescindível a apresentação da carteirinha do Iamspe e o documento com foto.  É possível baixar a carteirinha no app Iamspe na loja de aplicativos do seu celular ou emitir pelo site www.iamspe.sp.gov.br na opção Espaço do Usuário/portal do contribuinte/beneficiário.

    A pesquisa pode ser feita por cidade ou por especialidade Consulte aqui 

    Carteirinha e Cadastro

    Informações sobre o cadastro de usuários, alteração de dados, cancelamento, emissão de carteirinha e segunda via de boleto 

    Clique aqui

    Comunicação com os usuários

    Os canais de atendimento ao usuário são os seguintes: 

    Ouvidoria

    Equipe atua como canal de comunicação entre o usuário do Iamspe e os vários níveis da administração do instituto. Recebe manifestações, sugestões, reclamações e elogios.

    Por telefone: (11) 4573-8696/ 4573-8993/ 4573-8734/ 4573-8713/
    4573-9998, de segunda a sexta, das 7h às 16h.

    Presencialmente: segunda a sexta, das 7h às 16h, no térreo do prédio da Administração

    Internet: manifestação pode ser registrada aqui

    Por carta: avenida Ibirapuera, 981 - térreo - Vila CEP: 04029-000. São Paulo/SP.

    Plano odontológico

     Por e-mail:

    odonto@iamspe.sp.gov.br - informações gerais, adesão, mudança de plano ou cancelamento

    cobrançaodonto@iamspe.sp.gov.br - negociação e controle de cobranças

    Consultas

    O usuário pode escolher onde realizar a sua consulta no Ambulatório do Iamspe ou nos consultórios credenciados próximos de sua residência

    Veja como solicitar a sua consulta no site do Iamspe 

    Veja como agendar consulta na rede própria e credenciada 

    Histórico de consultas ou agendamentos futuros no HSPE:

    Para verificar o histórico de consultas realizadas no HSPE ou consultar agendamentos futuros,  basta clicar aqui , inserir o número de inscrição e data de nascimento, entrar no sistema e, em seguida, clicar no ícone Minhas Agendas que fica no topo da página à direita. 

    Declaração de Comparecimento HSPE – Onde obter

    Paciente internado – documento disponível apenas por e-mail apoioassistencial@iamspe.sp.gov.br  no prazo de até 48h após a saída do hospital

    Consulta ou exames ambulatoriais – solicitar na recepção do andar após o término da consulta. Documento é liberado na hora.

    Laboratório – solicitar declaração no guichê de atendimento. Documento é liberado na hora.

    Farmácia Ambulatorial – solicitar a emissão da declaração  ao final do atendimento no guichê. Documento é liberado na hora.

    Direitos e deveres do paciente

    Direitos do paciente

    I - O paciente tem direito a atendimento digno, atencioso e respeitoso por parte de todos os profissionais de saúde, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, diagnóstico ou por qualquer outra forma de discriminação.

    II - O paciente tem direito a identificar o profissional por crachá preenchido com nome completo, função e cargo.

    III - O paciente tem direito às informações de maneira clara, simples e compreensiva, adaptadas à sua condição Compreender as ações diagnósticas e terapêuticas, o que pode decorrer delas, a duração do tratamento, a localização de sua patologia, se existe necessidade de anestesia, qual o instrumento a ser utilizado e quais regiões do corpo serão afetadas pelos procedimentos.

    IV - O paciente tem o direito de consentir ou recusar procedimentos, diagnósticos ou terapêuticos a serem nele realizados. Deve consentir de forma livre, voluntária, esclarecida com adequada informação. Quando ocorrem alterações significantes no estado de saúde inicial ou da causa pela qual o consentimento foi dado, este deverá ser renovado. Nos casos comprovados de incapacidade de manifestação consciente, o paciente deverá ser legalmente representado.

    V - O paciente tem direito de ter seu prontuário médico elaborado de forma legível e de consultá-lo de acordo com as normas estabelecidas pela Instituição. Esse prontuário deve conter o conjunto de documentos padronizados do histórico do paciente, princípio e evolução da doença, raciocínio clínico, exames, conduta terapêutica, demais relatórios e anotações clínicas.

    VI - O paciente tem direito à segurança e integridade física, limitada às condições de ação e instalações da Instituição.

    VII - O paciente tem o direito de ter resguardados os seus segredos, por meio da manutenção do sigilo profissional, desde que isso não acarrete riscos a terceiros ou à saúde pública.

    VIII - O paciente tem direito a manter sua privacidade, com atendimento em lugar adequado e conduta profissional que resguarde esta

    IX - O paciente tem direito de receber ou recusar assistência moral, psicológica, social e religiosa.

    X - O paciente tem direito a uma segunda opinião médica, a informações com a Enfermagem ou a Central de Relacionamento ao Cliente.

    Deveres do paciente

    I - O paciente e/ou seu responsável legal tem o dever de dar informações precisas, completas e acuradas do seu histórico de saúde, doenças prévias, procedimentos médicos anteriores e outros problemas relacionados à sua saúde.

    II - O paciente deverá informar as mudanças de seu estado de saúde aos profissionais responsáveis por seu tratamento.

    III - O paciente deverá demonstrar o entendimento das ações efetuadas ou propostas visando a cura dos agravos à sua saúde, a prevenção das complicações ou sequelas, sua reabilitação e a promoção de sua saúde, podendo fazer perguntas sempre que tiver dúvidas.

    IV - O paciente deverá seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, sendo responsável pelas consequências de sua recusa.

    V - O paciente deverá conhecer e respeitar as normas e regulamentos da Instituição por meio do Manual de Orientação ao Paciente.

    VI - O paciente deverá respeitar os direitos dos demais pacientes, acompanhantes, funcionários e prestadores de serviços da Instituição.

    VII - O paciente deverá zelar e solicitar que seus acompanhantes e visitantes também o façam pelas propriedades do hospital colocadas à disposição para seu conforto e tratamento.

    VIII - O paciente deverá participar do seu plano de tratamento e alta hospitalar ou indicar quem o possa fazer.

    IX - Visitantes e acompanhantes devem receber e utilizar identificação durante todo o período de permanência na unidade.

    Emissão de boleto

    Os usuários que pagam o Iamspe por boleto têm o dever de acompanhar o recolhimento da contribuição. A falta de pagamento inviabiliza o atendimento médico e a realização de exames.

    Os boletos de pagamento podem ser emitidos pelo site www.iamspe.sp.gov.br, clicando no ícone Espaço do Usuário/portal do contribuinte.

    Ensino e Pesquisa

    Área sob responsabilidade do Centro de Desenvolvimento em Ensino e Pesquisa (Cedep)

    Residência Médica

    A Residência no Iamspe é credenciada pelas Comissões Estadual e Nacional de Residência Médica. Os programas oferecem vagas que se destinam às áreas de atuação, especialidades com pré-requisito e áreas básicas e acesso direto. Informações pelo e-mail coreme@iamspe.sp.gov.br 

    Pós-Graduação Latu Sensu

    Programa oferece subespecialização na área médica em 20 serviços médicos com 36 subespecialidades. Informações pelo e-mail : posgrad@iamspe.sp.gov.br 

    Pós-Gaduação Strictu Sensu

    O Programa de Pós-Graduação “strictu sensu”, credenciado pelo Capes, oferece bolsas de mestrado e doutorado na área de ciências da saúde nível de mestrado e doutorado. Informações pelo e-mail : posgrad@iamspe.sp.gov.br 

    Graduação

    A Comissão de Graduação do Centro de Desenvolvimento em Ensino e Pesquisa (Cedep) administra os programas de estágio curricular obrigatório nas áreas de Medicina e Ciências da Saúde. Informações pelo e-mail graduacao@iamspe.sp.gov.br

    Estágio optativo em Residência Médica

    A Comissão de Residência Médica do Iamspe divulga orientações para solicitação de estágio optativo aos residentes matriculados em outras instituições em programas reconhecidos pela Comissão Nacional de Residência Médica, que desejam cursar esse estágio na Instituição. Informações pelo e-mail: estagioresidenciamedica@iamspe.sp.gov.br

    Núcleo de Educação Corporativa

    Desenvolve capacitação e treinamento para o quadro de funcionários do Iamspe a partir de demandas detectadas pela Gerência de Recursos Humanos e por meio de levantamento de necessidade de treinamento junto às áreas. Informações pelo e-mail educcontinuada@iamspe.sp.gov.br

     

    Exames

    As guias para realização de exames de análises clínicas e de imagem podem ser emitidas por médicos da rede credenciada em formulário Iamspe ou em receituário próprio de médicos não-credenciados.

    As guias devem ser preenchidas com nome completo do paciente, número de inscrição Iamspe, nome legível do exame e código do CID, com carimbo constando nome e CRM legível do médico. A guia  tem de ser assinada pelo médico.  

    Importante: o Iamspe não faz reembolso de despesas com exames. A determinação consta no Decreto 257/70 que regulamenta o atendimento prestado pelo Instituto.

    Veja a lista de exames disponíveis e como fazer o agendamento 

    Plano Odontológico

    O Iamspe oferece plano odontológico por meio de rede credenciada presente em 200 municípios do Estado.  A regulamentação está no parágrafo único do artigo 6º do Decreto 59.664, de 25/10/2013.  Clique aqui para ler o texto.

    Para acessar as informações, entre no site pelo endereço eletrônico www.iamspe.so.gov.br, opção Espaço do Usuário/Sua Saúde está aqui/Plano Odontológico. Ou Clique aqui.

    Canais de comunicação disponíveis:

    Informações gerais, adesão, mudança de plano ou cancelamento: odonto.iamspe.sp.gov.br

    Negociação e controle de cobrança: cobrançaodonto@iamspe.sp.gov.br

     

    Programas voltados aos usuários

    O Iamspe oferece programas que apoiam os usuários em diferentes áreas de atuação:

    Programa de Atenção à Pessoa Idosa (PAI) “Mário Covas”

    Criado em 2002, o programa foi idealizado para ajudar idosos a partir de 65 anos a envelhecer com qualidade de vida.

    Oferece uma ampla programação que inclui desde aulas de ginástica, canto e dança, curso de informática, oficina de memória, tricô, bordado, caminhada e alongamento.

    Programa de Gerenciamento de Pacientes Crônicos

    Criado em 2008, atende cerca de 30 mil usuários no Interior.

    O programa é direcionado para pacientes portadores de doenças como hipertensão, diabetes e alterações dislipidêmicas e osteomusculares que recebem atendimento personalizado por equipe formada por médicos e enfermeiros.

    Programa de Planejamento Familiar

    Auxilia casais em um conjunto de ações que lhes permite escolher o número de filhos e o momento certo de tê-los, sempre objetivando maior qualidade de vida.

    Programa Prevenir

    Iniciou suas atividades em 1998, entre os servidores ativos, com objetivo de promover a qualidade de vida dos usuários e implementar programas de controle das doenças crônicas com o objetivo de reduzir complicações e incapacidades.

    Prontos-socorros

    Atendimento 24 horas para emergência adulto e infantil.

    O Pronto-socorro adulto fica no andar térreo do Hospital do Servidor Público Estadual, com entrada pela rua Pedro de Toledo nº 1800. 

    Pronto-socorro da Mulher está instalado no mesmo prédio e oferece às usuárias atendimento de urgência e emergência com médico ginecologista. 

    O Pronto-socorro infantil se encontra andar térreo do Hospital do Servidor Público Estadual, com entrada pela rua Pedro de Toledo nº 1800.  A ala, destinada só para crianças, fica próximo do Pronto-Socorro da Mulher. 

    Nos municípios de São Bernardo do Campo e Guarulhos o atendimento funciona nos seguintes endereços: 

    São Bernardo Campo

    Endereço: Avenida Lucas Nogueira Garcez, 400 – Centro 
    Telefone (11) 4122-6500

    Guarulhos 

    Endereço: Avenida Mariana Ubaldina do Espírito Santo, 654 - Bairro Bom Clima 
    Telefone: (11) 2472-4200

    Serviços Diversos

    O Iamspe/HSPE dispõe de serviços que complementam o tratamento indicado pela equipe médica, incluindo Banco de Leite, Banco de Sangue, Farmácia,  Fisioterapia, Hemodiálise, Medicina do Esporte, Medicina Nuclear Oncologia, Posto de Vacinação , Quimioterapia e Medicina Nuclear. Confira as informações  aqui  

     

     

Governo do Estado de SP