Saúde Bucal

Dia Mundial da Saúde Bucal: especialista alerta para cuidados diários

A prática de manter em dia a saúde bucal com uma boa escovação e o uso correto do fio dental ajuda a evitar o surgimento problemas dentários e de saúde em geral. Esse importante alerta é lembrado no Dia Mundial da Saúde Bucal, 20 de março.  

“A porta de entrada da infecção é o trato respiratório superior, que compreende boca (dentes, gengivas, língua), faringe (garganta) e pulmões. Em tempo de pandemia a correta higiene bucal se tornou essencial”, afirma o diretor do Serviço de Buco-Maxilo e Odontologia Hospitalar, Dr. Mauricio Martins Atihé. 

Segundo o especialista, estudos mostram que os fluídos da boca e do nariz são as maiores fontes de disseminação do coronavírus. A falta de higiene e alteração da saúde bucal pode comprometer a imunidade, o que aumenta os riscos de infecções e lesões na boca.

“Devemos ter em mente que a prevenção é a maneira mais econômica, menos dolorida e menos preocupante de se cuidar da saúde bucal. Ter o hábito de limpar corretamente a região evita que outros problemas se tornem graves.”

Existem algumas medidas muito simples que podem diminuir significativamente o risco do desenvolvimento de cárie, gengivite e outros problemas bucais, como escovar bem os dentes, no mínimo três vezes ao dia, e usar fio dental diariamente; ingerir alimentos balanceados com menos açucares e evitar comer entre as principais refeições; e usar enxágue bucal com flúor, caso seu dentista recomende.

Técnicas corretas de escovação:

 Antes de iniciar a escovação, lave bem as mãos; 

Use uma quantidade pequena de pasta de dentes (1 cm); 

Coloque a escova em um ângulo de 45 graus em relação à gengiva e faça movimentos circulares;   

Escove as partes internas, externas e de mastigação de cada dente;  

Com cuidado, escove a língua para remover bactérias e tornar seu hálito mais puro.

Uso correto do fio dental: 

Use aproximadamente 40 centímetros de fio, deixando um pedaço livre entre os dedos; 

Siga, com cuidado, as curvas dos dentes, limpando os espaços interdentais; 

Assegure-se de limpar além da linha da gengiva, mas não force demasiado o fio contra a gengiva. 

Governo do Estado de SP