Dia do Médico: profissionais do HSPE contam sua história

Dia do Médico: profissionais do HSPE contam sua história   

Data é celebrada neste sábado, 18 de outubro

Com 53 anos de atividades, o Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) tem muita história para contar. Sempre investindo em novos métodos e tecnologias de saúde, o hospital tem uma trajetória pioneira.

Para comemorar a data, o Iamspe perguntou para alguns profissionais de saúde suas realizações e trabalho no HSPE.

Andrea Lucia Silva Ladeira de Almeida é médica infectologista e chefe de enfermaria do Hospital. Já trabalha há 25 anos no HSPE. “Tenho uma vida privilegiada. Fui residente aqui e por sorte passei no concurso para médico”, destaca.

Para ela, o trabalho com os residentes é um dos mais importantes. “Talvez seja o maior motivo para eu vir todos os dias”, afirma Andrea.

“Sempre quis ser médico. Nunca pensei em outra profissão”. É assim que Mauricio de Miranda Ventura resume a escolha do ofício. “Na verdade não sei exatamente porque a escolhi. Talvez porque gosto de ajudar as pessoas”.

Diretor Técnico de Geriatria do HSPE, Mauricio está no Hospital há 24 anos. “Nunca quis uma especialidade tranqüila. Por conta de tudo isso o dia-a-dia é desgastante, mas as recompensas fazem valer à pena”, completa.

Para Mirian Matsura Shirassu, Diretora do Centro de Promoção e Proteção à Saúde (Prevenir) o importante é definir e avaliar o impacto das estratégias de prevenção dos pacientes.

“Trabalho com grupos de pessoas para evitar doenças e, estando doentes, evitar que evoluam com complicações”, explica Mirian que trabalha na área há 15 anos. “Não é possível descrever a sensação ao recebermos os agradecimentos destes grupos pelo nosso trabalho”, finaliza.

Governo do Estado de SP